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dc.creatorSoares, Andrei da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-07T14:03:58Z-
dc.date.available2017-08-07-
dc.date.available2017-08-07T14:03:58Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.citationSOARES, Andrei da Silva. As representações do negro na publicidade brasileira. 2016. 41 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/968-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-07T14:03:58Z No. of bitstreams: 1 PF2016Andrei da Silva Soares.pdf: 946007 bytes, checksum: 738fc0d029fefac4978bc01082d2418e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-07T14:03:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Andrei da Silva Soares.pdf: 946007 bytes, checksum: 738fc0d029fefac4978bc01082d2418e (MD5) Previous issue date: 2016-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectNegro consumidorpt_BR
dc.subjectRepresentações do negropt_BR
dc.subjectImagem do negropt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.titleAs representações do negro na publicidade brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Aline do-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar a presença do negro na publicidade brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo abordados temas como o negro na sociedade de consumo, a visão sociológica nesse contexto e a influência da indústria cultural nas relações de consumo. Buscou-se estudar a questão racial no país, assim como a discriminação e a estereotipação do modelo negro em anúncios. Para tal, foram selecionadas peças publicitárias veiculadas no Brasil, a partir dos anos 20, que é quando data a primeira propaganda com um personagem negro, passando pelas décadas de 50, 70, 80, 90 até chegar nos anos 2000. Os estereótipos verificados foram do negro atleta, o negro trabalhador braçal, o negro artista e o carente social. A representatividade em anúncios aumentou com o passar do tempo, os estereótipos diminuíram e hoje mostra-se uma neutralidade de personagens negros, em relação aos brancos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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