Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Matheus da Rosa-
dc.date.accessioned2017-08-08T11:33:33Z-
dc.date.available2017-08-08-
dc.date.available2017-08-08T11:33:33Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Matheus da Rosa. Representatividade de gênero e raça nos anúncios da revista Veja. 2017. 43 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1046-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-08T11:33:33Z No. of bitstreams: 1 PF2017Matheus da Rosa Pereira.pdf: 352925 bytes, checksum: 9ede213929f1bc5f10952064937a625b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-08T11:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Matheus da Rosa Pereira.pdf: 352925 bytes, checksum: 9ede213929f1bc5f10952064937a625b (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectAnálise de imagempt_BR
dc.subjectRevista Vejapt_BR
dc.titleRepresentatividade de gênero e raça nos anúncios da revista Vejapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bacaltchuk, Benami-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar os níveis de representatividade presentes nos anúncios da revista Veja. A importância desse assunto fundamenta-se na escala em que a representatividade nesses anúncios influencia na visão da sociedade e também na esfera individual a respeito dos grupos raciais e dos gêneros, apesar do aparente descaso por parte das agências publicitárias, que não dão a devida importância ao assunto. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos: gênero, raça, representação social e análise de imagem. Posteriormente, foram analisadas 4 edições da revista Veja publicadas no ano de 2016, uma edição para cada trimestre, de forma a retratar a condição da representação naquele ano. A análise revelou que, em comparação aos dados demográficos brasileiros coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o gênero feminino possui baixa representatividade, ao mesmo tempo que a do gênero masculino é exacerbada. Em relação às raças, foi levada em conta a classificação do IBGE, que cataloga entre amarelo, branco, indígena, pardo e preto. Comparando os dados populacionais com a incidência encontrada na revista, pode-se concluir que os pardos são o grupo menos representado nos anúncios, enquanto os brancos possuem excessiva representatividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Matheus da Rosa Pereira.pdfMonografia Matheus da Rosa Pereira344,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.