Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1046
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Representatividade de gênero e raça nos anúncios da revista Veja
metadata.dc.creator: Pereira, Matheus da Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Bacaltchuk, Benami
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os níveis de representatividade presentes nos anúncios da revista Veja. A importância desse assunto fundamenta-se na escala em que a representatividade nesses anúncios influencia na visão da sociedade e também na esfera individual a respeito dos grupos raciais e dos gêneros, apesar do aparente descaso por parte das agências publicitárias, que não dão a devida importância ao assunto. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos: gênero, raça, representação social e análise de imagem. Posteriormente, foram analisadas 4 edições da revista Veja publicadas no ano de 2016, uma edição para cada trimestre, de forma a retratar a condição da representação naquele ano. A análise revelou que, em comparação aos dados demográficos brasileiros coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o gênero feminino possui baixa representatividade, ao mesmo tempo que a do gênero masculino é exacerbada. Em relação às raças, foi levada em conta a classificação do IBGE, que cataloga entre amarelo, branco, indígena, pardo e preto. Comparando os dados populacionais com a incidência encontrada na revista, pode-se concluir que os pardos são o grupo menos representado nos anúncios, enquanto os brancos possuem excessiva representatividade.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Gênero
Raça
Representatividade
Análise de imagem
Revista Veja
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : PEREIRA, Matheus da Rosa. Representatividade de gênero e raça nos anúncios da revista Veja. 2017. 43 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1046
Fecha de publicación : 6-jun-2017
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2017Matheus da Rosa Pereira.pdfMonografia Matheus da Rosa Pereira344,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.