Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/104
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Súmula impeditiva de recursos : (in)constitucionalidade e obrigatoriedade
Autor(es): Vedana, Suellen
Primeiro Orientador: Tonial, Nadya Regina Gusella
Resumo: O presente estudo constitui-se na análise da súmula impeditiva de recursos instituída pela Lei n. 11.276/06, à luz das garantias constitucionais processuais. O Estado Democrático de Direito tem como fundamento a Constituição Federal, que por sua vez, na condição de lei maior constitucionalizou o direito processual, em especial, fixando as garantias do acesso à justiça, do devido processo legal e da duração razoável do processo. Todavia, com intuito de agilizar a prestação jurisdicional, o legislador acrescentou o § 1º, ao artigo 518 do Código de Processo Civil, fazendo surgir a súmula impeditiva de recursos, que impede o recebimento do recurso de apelação aquelas sentenças fundamentadas em súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal. Este contexto provocou discussão jurídica, em que parte da doutrina entende pela inconstitucionalidade da lei, uma vez que fere o princípio do duplo grau de jurisdição, não permitindo recurso ao grau superior. Em contrapartida, outra parte defende sua constitucionalidade, visto que o recurso jamais teria êxito, pois a matéria da sentença apelada já tem decisão consolidada em súmula. Assim, numa perspectiva dialética, observa-se a súmula impeditiva de recursos tendo como marco teórico as garantias do devido processo legal e do duplo grau de jurisdição. Esse enfoque permite compreender que o não recebimento do recurso de apelação de sentença, fundamentada em súmula não fere o duplo grau de jurisdição, e ainda enseja a celeridade processual e a resolução efetiva e adequada do feito.
Palavras-chave: Acesso à justiça
Súmulas (Direito)
Recursos (Direito)
Processo civil
Idioma: por
Citação: Vedana, Suellen. Súmula impeditiva de recursos : (in)constitucionalidade e obrigatoriedade. 2010. 80 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/104
Data do documento: 11-Ago-2011
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAS2010SuellenVedana.pdfMonografia Suellen Vedana311,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.