Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1069
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Fluxo de caixa: um modelo flexível para salões de beleza
metadata.dc.creator: Pinto Júnior, Pedro Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Piazza, Sergio Luiz
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tratou de identificar o modelo da ferramenta fluxo de caixa adequada para os salões de beleza do município de Soledade - RS. Através da pesquisa foi possível constatar se os salões utilizam alguma ferramenta de gestão financeira, bem como conhecer o processo de gerenciamento atual destes estabelecimentos, e a partir disto propor um modelo flexível de fluxo de caixa de acordo com realidade e necessidade de cada salão, a fim de proporcionar informações para as tomadas de decisões. Para atingir os objetivos citados utilizou-se da pesquisa exploratória e qualitativa, tal como da pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Quanto ao procedimento técnico, utilizou-se do estudo de caso, a fim de investigar a realidade financeira dos salões de beleza justificando o tema de estudo. A coleta dos dados foi feita através da aplicação de um formulário constituído por 24 (vinte e quatro) questões, sendo que apenas uma era de caráter aberto buscando a opinião do entrevistado com relação a importância de controles financeiros, mais especificamente o fluxo de caixa. A pesquisa, além de caracterizar o perfil socioeconômico dos gestores, apontou a carência destes salões no que tange um controle financeiro bem feito, do pouco conhecimento sobre o fluxo de caixa, da dificuldade de distinguir as finanças pessoais das finanças da empresa, e do interesse dos entrevistados na aquisição de um modelo de fluxo de caixa, dentre outras variáveis. A partir dos resultados obtidos, sugeriu-se um modelo flexível e ajustável de fluxo de caixa presente nos objetivos do estudo, e em paralelo sugeriu-se, não como objetivo principal, um modelo de controle de contas a receber e a pagar buscando suprir as necessidades mais imediatas existentes. Ambos os modelos propostos são de fácil entendimento e objetivam fornecer informações mais transparentes e seguras para os salões.
Palabras clave : Administração de empresas
Controle financeiro
Fluxo de caixa
Gestão financeira
Salões de beleza
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : PINTO JÚNIOR, Pedro Gonçalves.Fluxo de caixa: um modelo flexível para salões de beleza. 2016. 89 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1069
Fecha de publicación : 15-nov-2016
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOL2016PEDRO GONÇALVES PINTO JÚNIOR.pdfMonografia Pedro Gonçalves Pinto Júnior975,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.