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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoss, Adriane Correa-
dc.date.accessioned2017-08-08T13:47:14Z-
dc.date.available2017-08-08-
dc.date.available2017-08-08T13:47:14Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.citationMOSS, Adriane Correa. A comunicação das microempresas no Facebook. 2017. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1076-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-08T13:47:14Z No. of bitstreams: 1 PF2017Adriane Correa Moss.pdf: 992154 bytes, checksum: 8d2d51b6a84d581ae93fdb9a7ddee732 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-08T13:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Adriane Correa Moss.pdf: 992154 bytes, checksum: 8d2d51b6a84d581ae93fdb9a7ddee732 (MD5) Previous issue date: 2017-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectPequenas e microempresaspt_BR
dc.titleA comunicação das microempresas no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Otavio José-
dc.description.resumoO presente estudo tem como principal objetivo compreender como as microempresas fazem sua comunicação no Facebook. Para o esclarecimento do objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foram identificados termos com o intuito de auxiliar a pesquisa, como a comunicação organizacional, as mídias sociais e o Facebook. Também foi realizada uma análise observacional quantitativa e qualitativa das páginas do Facebook de três microempresas de Carazinho/RS, utilizando método observacional e descritivo, onde as categorias de análise têm como base a maneira como as empresas comunicam sua própria marca, seus produtos e suas promoções. Foram escolhidas empresas de ramos distintos de forma intencional, e elas são: a loja de roupas femininas Lory Angel Modas; a confeitaria Camafeu Doces Finos; e a loja de bebidas Confraria Store, que dentre as analisadas é a única que possui consultoria de agência de comunicação. Considerando os resultados gerais da análise observacional, foi identificado que os produtos oferecidos pelas empresas são os mais publicados, por meio de fotografias. Postagens sobre as marcas das empresas ficaram em segundo lugar, com a apresentação nas legendas e logotipos nas imagens. E em último as promoções, onde apareceram nas publicações apenas de uma microempresa. Também foi identificado na análise que empresas que não possuem consultoria de agência de comunicação, podem realizar uma comunicação efetiva no Facebook criando postagens com qualidade e bons engajamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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