Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1076
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A comunicação das microempresas no Facebook
metadata.dc.creator: Moss, Adriane Correa
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Otavio José
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como principal objetivo compreender como as microempresas fazem sua comunicação no Facebook. Para o esclarecimento do objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foram identificados termos com o intuito de auxiliar a pesquisa, como a comunicação organizacional, as mídias sociais e o Facebook. Também foi realizada uma análise observacional quantitativa e qualitativa das páginas do Facebook de três microempresas de Carazinho/RS, utilizando método observacional e descritivo, onde as categorias de análise têm como base a maneira como as empresas comunicam sua própria marca, seus produtos e suas promoções. Foram escolhidas empresas de ramos distintos de forma intencional, e elas são: a loja de roupas femininas Lory Angel Modas; a confeitaria Camafeu Doces Finos; e a loja de bebidas Confraria Store, que dentre as analisadas é a única que possui consultoria de agência de comunicação. Considerando os resultados gerais da análise observacional, foi identificado que os produtos oferecidos pelas empresas são os mais publicados, por meio de fotografias. Postagens sobre as marcas das empresas ficaram em segundo lugar, com a apresentação nas legendas e logotipos nas imagens. E em último as promoções, onde apareceram nas publicações apenas de uma microempresa. Também foi identificado na análise que empresas que não possuem consultoria de agência de comunicação, podem realizar uma comunicação efetiva no Facebook criando postagens com qualidade e bons engajamentos.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Comunicação
Facebook
Mídias sociais
Pequenas e microempresas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : MOSS, Adriane Correa. A comunicação das microempresas no Facebook. 2017. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1076
Fecha de publicación : 30-jun-2017
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2017Adriane Correa Moss.pdfMonografia Adriane Correa Moss968,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.