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Campo DCValorIdioma
dc.creatorColla , Patrícia-
dc.date.accessioned2017-08-08T18:28:15Z-
dc.date.available2017-08-08-
dc.date.available2017-08-08T18:28:15Z-
dc.date.issued2016-11-26-
dc.identifier.citationCOLLA, Patrícia. Curva de Laffer para o ICMS do Rio Grande do Sul: os efeitos nas contas públicas. 2016. 47 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1106-
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Salles (jsalles@upf.br) on 2017-08-08T18:28:15Z No. of bitstreams: 1 PF2016PATRÍCIA COLLA.pdf: 535788 bytes, checksum: 6a72b27e6eceec515edba65a0e6b88d7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectAlíquotapt_BR
dc.subjectArrecadaçãopt_BR
dc.subjectCurva de Lafferpt_BR
dc.subjectICMSpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleCurva de Laffer para o ICMS do Rio Grande do Sul: os efeitos nas contas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zilli, Julcemar Bruno-
dc.description.resumoLevando em conta que o governo necessita de maior arrecadação tributária e a população de menos encargos e mais retornos, buscou-se estudar uma alíquota ideal que maximizaria a arrecadação utilizando a teoria da Curva de Laffer. O estado do Rio Grande do Sul está enfrentando um grande problema nas contas públicas, embora o país inteiro esteja passando por dificuldades este ano, o trabalho focou-se apenas no estado devido à complexidade do sistema tributário brasileiro, assim, foi possível prever uma arrecadação maior com uma alíquota ideal do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação – ICMS. Durante os anos de 1996 a 2015 a arrecadação média do ICMS foi de 6,96% do PIB estadual, com base nestes dados foi possível estimar uma equação que resultou no valor de 8,27%, neste caso se a média arrecadada ultrapassar este valor, a arrecadação total do imposto reduz. Como durante a década de 1990 e início dos anos 2000 os sistemas de cruzamentos de dados não eram tão eficientes e a receita estadual também não tinha participação tão ativa, utilizou-se os dados dos últimos 10 anos apenas para ter-se uma média mais condizente com a realidade atual. Considerando que durante todo o período analisado a alíquota interna do ICMS era de 17% e a média arrecadada dos últimos 10 anos foi de 7,25%, conclui-se que a alíquota que maximiza a arrecadação seja de 19,39%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Economia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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