Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1172
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Saúde e segurança no trabalho: estudo em indústrias do APL Soledade
metadata.dc.creator: Guelen, Willian
metadata.dc.contributor.advisor1: Mozzato, Anelise Rebelato
metadata.dc.description.resumo: Com o crescimento do número de empresas de uma cidade, mais contratações de funcionários ocorrem nas empresas e, com a expansão do ambiente geral como um todo, surgem mais riscos em relação a segurança do trabalho nos locais de trabalho aumentando, assim, as chances de acontecerem acidentes de trabalho e prejuízos à saúde dos trabalhadores. Na busca por conhecer um cenário como este, objetivou-se por estudar o Arranjo Produtivo Local de Soledade (APL). É importante que os agentes de um APL estejam preparados para compartilharem informações entre si sobre os diferentes assuntos pertinentes ao seu trabalho. A saúde e segurança no trabalho são questões que necessitam ser pensadas e trabalhadas, tanto por razões legais como pelo respeito aos trabalhadores. Assim, este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar os riscos relacionados à saúde e à segurança em que os trabalhadores estão expostos nas indústrias do APL de Soledade. Com tal objetivo, o estudo possibilitou compreender algumas questões relacionadas à segurança do trabalho no ramo de pedras, APL de Soledade. Para a coleta de dados para este estudo multicasos foram aplicados questionários com os trabalhadores de indústrias de distintos portes, entrevistas com os gestores dessas indústrias e a observação não participante in loco. Através da triangulação dos dados, torna-se evidente que tanto de acordo com os trabalhadores como dos gestores das indústrias, as questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho (SST) estão funcionando corretamente. No entanto, com a observação in loco percebe-se que ainda faltam adequações em relação à SST. Ainda, comparando os resultados entre as médias, pequenas e micro indústrias, fica evidente que, quanto menor o porte, mais problemas ocorrem em relação à SST. Por mais que gestores e trabalhadores tenham respondido que está tudo bem, entende-se que as pessoas se acomodaram e/ou se acostumaram a trabalhar em meio a um ambiente insalubre, não conseguindo evidenciar direito onde estão os riscos à saúde e de acidentes. Chegando ao final da pesquisa empírica, algumas sugestões de melhorias foram propostas para as indústrias e para os trabalhadores, as quais podem ser adotadas para que ambos consigam trabalhar com mais segurança e qualidade de vida no trabalho, além de estarem cumprindo as normas legais.
Palabras clave : Administração de empresas
Segurança do trabalho
Saúde no trabalho
Arranjo produtivo local
Gestão humanizada
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : GUELEN, Willian. Saúde e segurança no trabalho: estudo em indústrias do APL Soledade. 2015. 75 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1172
Fecha de publicación : 28-nov-2015
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2015William Guelen.pdfMonografia Willian Guelen654,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.