Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1323
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Administração de pequenas propriedades rurais e a problemática do êxodo rural de jovens: um estudo em Ciríaco
Autor(es): Carollo, Chaiane
Primeiro Orientador: Grzybovski, Denize
Resumo: Os grandes centros urbanos têm fascinado os jovens rurais a migrar para a cidade, para eles, esta é uma maneira de vivência com mais facilidades e melhores condições de vida na cidade. Os jovens filhos de agricultores tem demonstrado o desinteresse em dar continuidade às atividades agrícolas na propriedade rural de seus pais. Evidenciando essa problemática do êxodo de jovens rurais no município de Ciríaco, o objetivo deste estudo foi compreender os motivos e as expectativas que influenciam os jovens rurais a migrar para o meio urbano e os efeitos produzidos na gestão da pequena propriedade rural familiar. Para a fundamentação teórica utilizou-se o conceito de administração rural e pequenas propriedades rurais, posteriormente a sucessão nas pequenas propriedades rurais, dando ênfase no êxodo de jovens rurais. Os procedimentos metodológicos adotados foram de uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, utilizando entrevista semi estruturada para a coleta de dados, a qual denominou um roteiro de questões para cada grupo de entrevistados. Os dados foram analisados e interpretados através da análise do conteúdo, os quais resultaram no levantamento de percepções dos entrevistados. A análise dos dados gerou a elaboração de um plano de ação que abrange quatro grupos e suas aspirações para mudar essa realidade: o Prefeito Municipal, as famílias dos jovens, os jovens migrantes e a Universidade. Conclui-se que a vida e a permanência do jovem no meio rural deve ser incentivado pelo poder público municipal por meio de ações de modernização dos serviços públicos prestados e instalação de agroindústrias, que produzirá alternativas de ocupação dos jovens em ações produtivas vinculadas à produção das pequenas propriedades rurais locais.
Palavras-chave: Administração de empresas
Administração rural
Pequenas propriedades rurais
Agricultura familiar
Jovens rurais
Êxodo rural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: CAROLLO, Chaiane. Administração de pequenas propriedades rurais e a problemática do êxodo rural de jovens: um estudo em Ciríaco. 2017. 60 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1323
Data do documento: 2-Dez-2017
Aparece nas coleções:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Chaiane Carollo.pdfMonografia de Chaiane Carollo1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.