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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPossa, Péterson-
dc.date.accessioned2018-03-25T23:58:48Z-
dc.date.available2018-03-27-
dc.date.available2018-03-25T23:58:48Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.citationPOSSA, Péterson. Gestão de custos: um estudo na Comercial Belmar LTDA. 2017. 76 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1324-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-03-25T23:58:48Z No. of bitstreams: 1 CAS2017Peterson Possa.pdf: 495292 bytes, checksum: 9dd2ae385e8f656931225738f4f87a17 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectMétodos de custeiopt_BR
dc.subjectCustos e despesaspt_BR
dc.subjectMargem de contribuiçãopt_BR
dc.subjectPontos de equilíbriopt_BR
dc.subjectPreço de vendapt_BR
dc.titleGestão de custos: um estudo na Comercial Belmar LTDApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Francisco Rodrigues do-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre Gestão de Custos na Comercial Belmar LTDA, localizada no Município de Montauri RS com base nos anos de 2015, 2016 e 2017. Teve como objetivo sugerir um método de custeio para a empresa onde o trabalho foi desenvolvido. O estudo foi realizado através de pesquisa descritiva, trata-se de um estudo de caso, pesquisados os valores nos documentos contábeis da empresa e apurados os resultados através de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel na forma quantitativa. Concluiu-se ao final da pesquisa que o método de custeio mais adequado para o ramo comercial é o custeio variável, onde foram identificadas as despesas fixas da empresa. Para chegar ao custo variável de cada produto somamos o CMV de cada produto, a diferença de alíquota de ICMS, de 6% para compras no estado de SC, os consertos que a empresa oferece gratuitamente para as peças que necessitam ajuste, resultando em 1% do preço de venda e 0,5% do preço de venda com inadimplência. Tendo conhecimento do CV foi possível calcular a MC de cada produto e por mix de produto. Tendo conhecimento da MC, dos custos e despesas foi possível calcular a DRE do período e, na sequência, os pontos de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. Após isso foi realizado as projeções de crescimento de vendas para atingir o ponto de equilíbrio econômico, mantendo o mesmo preço de venda, que consequentemente a empresa terá a mesma margem de contribuição que possui atualmente. O preço de venda, mesmo que mantido o atual, visto que o mesmo hoje é formulado com base no mercado local, com pesquisa da concorrência, foi formulado através da ferramenta Mark-up.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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