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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marina de-
dc.date.accessioned2018-04-19T06:41:01Z-
dc.date.available2018-04-20-
dc.date.available2018-04-19T06:41:01Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marina de. A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita. 2017. 76 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-19T06:41:01Z No. of bitstreams: 1 PF2017Marina de Oliveira.pdf: 417935 bytes, checksum: d096aed983bf1cfc314d9797dc791474 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAto interacional da escritapt_BR
dc.subjectConstituição do sujeito escreventept_BR
dc.subjectBakhtinpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleA criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Diedrich, Marlete Sandra-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema a experiência de significação da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I via ato interacional da escrita. O objetivo é compreender a constituição da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Passo Fundo como sujeito escrevente na experiência de significação advinda do ato interacional da escrita através de suas diferentes formas discursiva. A pesquisa encontra suporte teórico nas obras de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin que estabelecem o sujeito como um ser social. Muitos autores servem de complemento e ajudam a estruturar esta pesquisa, dentre os quais se destacam Del Ré, Paula e Mendonça (2014), Fiorin (2008), Brait (2001) e Franchi (1989). Princípios e conceitos advindos da teoria de Bakhtin e relacionados à temática da pesquisa foram tomados como fundamentadores da análise. Por fim, pode-se chegar a algumas constatações: as crianças apresentam uma necessidade absoluta da aprovação do outro; o discurso que a criança concebe sobre a escrita não é próprio, mas é uma reconstrução-ressignificação dos discursos dos adultos do seu meio social; as crianças atribuem um status mais elevado à escrita cursiva. Dentro dessa perspectiva, é possível compreender como a criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I se constitui enquanto sujeito escrevente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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