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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Marina de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-19T06:41:01Z | - |
dc.date.available | 2018-04-20 | - |
dc.date.available | 2018-04-19T06:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marina de. A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita. 2017. 76 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-19T06:41:01Z No. of bitstreams: 1 PF2017Marina de Oliveira.pdf: 417935 bytes, checksum: d096aed983bf1cfc314d9797dc791474 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ato interacional da escrita | pt_BR |
dc.subject | Constituição do sujeito escrevente | pt_BR |
dc.subject | Bakhtin | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Diedrich, Marlete Sandra | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como tema a experiência de significação da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I via ato interacional da escrita. O objetivo é compreender a constituição da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Passo Fundo como sujeito escrevente na experiência de significação advinda do ato interacional da escrita através de suas diferentes formas discursiva. A pesquisa encontra suporte teórico nas obras de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin que estabelecem o sujeito como um ser social. Muitos autores servem de complemento e ajudam a estruturar esta pesquisa, dentre os quais se destacam Del Ré, Paula e Mendonça (2014), Fiorin (2008), Brait (2001) e Franchi (1989). Princípios e conceitos advindos da teoria de Bakhtin e relacionados à temática da pesquisa foram tomados como fundamentadores da análise. Por fim, pode-se chegar a algumas constatações: as crianças apresentam uma necessidade absoluta da aprovação do outro; o discurso que a criança concebe sobre a escrita não é próprio, mas é uma reconstrução-ressignificação dos discursos dos adultos do seu meio social; as crianças atribuem um status mais elevado à escrita cursiva. Dentro dessa perspectiva, é possível compreender como a criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I se constitui enquanto sujeito escrevente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2017Marina de Oliveira.pdf | Monografia Marina de Oliveira | 408,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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