Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Marina de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Diedrich, Marlete Sandra |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como tema a experiência de significação da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I via ato interacional da escrita. O objetivo é compreender a constituição da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Passo Fundo como sujeito escrevente na experiência de significação advinda do ato interacional da escrita através de suas diferentes formas discursiva. A pesquisa encontra suporte teórico nas obras de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin que estabelecem o sujeito como um ser social. Muitos autores servem de complemento e ajudam a estruturar esta pesquisa, dentre os quais se destacam Del Ré, Paula e Mendonça (2014), Fiorin (2008), Brait (2001) e Franchi (1989). Princípios e conceitos advindos da teoria de Bakhtin e relacionados à temática da pesquisa foram tomados como fundamentadores da análise. Por fim, pode-se chegar a algumas constatações: as crianças apresentam uma necessidade absoluta da aprovação do outro; o discurso que a criança concebe sobre a escrita não é próprio, mas é uma reconstrução-ressignificação dos discursos dos adultos do seu meio social; as crianças atribuem um status mais elevado à escrita cursiva. Dentro dessa perspectiva, é possível compreender como a criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I se constitui enquanto sujeito escrevente. |
Keywords: | Letras Literatura Ato interacional da escrita Constituição do sujeito escrevente Bakhtin Criança Discurso |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citation: | OLIVEIRA, Marina de. A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita. 2017. 76 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381 |
Issue Date: | 6-Dec-2017 |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2017Marina de Oliveira.pdf | Monografia Marina de Oliveira | 408,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.