Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita
metadata.dc.creator: Oliveira, Marina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Diedrich, Marlete Sandra
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como tema a experiência de significação da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I via ato interacional da escrita. O objetivo é compreender a constituição da criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Passo Fundo como sujeito escrevente na experiência de significação advinda do ato interacional da escrita através de suas diferentes formas discursiva. A pesquisa encontra suporte teórico nas obras de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin que estabelecem o sujeito como um ser social. Muitos autores servem de complemento e ajudam a estruturar esta pesquisa, dentre os quais se destacam Del Ré, Paula e Mendonça (2014), Fiorin (2008), Brait (2001) e Franchi (1989). Princípios e conceitos advindos da teoria de Bakhtin e relacionados à temática da pesquisa foram tomados como fundamentadores da análise. Por fim, pode-se chegar a algumas constatações: as crianças apresentam uma necessidade absoluta da aprovação do outro; o discurso que a criança concebe sobre a escrita não é próprio, mas é uma reconstrução-ressignificação dos discursos dos adultos do seu meio social; as crianças atribuem um status mais elevado à escrita cursiva. Dentro dessa perspectiva, é possível compreender como a criança do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I se constitui enquanto sujeito escrevente.
Keywords: Letras
Literatura
Ato interacional da escrita
Constituição do sujeito escrevente
Bakhtin
Criança
Discurso
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: OLIVEIRA, Marina de. A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita. 2017. 76 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1381
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2017Marina de Oliveira.pdfMonografia Marina de Oliveira408,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.