Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1404
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afinador automático para contrabaixo acústico
Autor(es): Slaviero, Thaís Betina
Primeiro Orientador: Toazza, Adriano Luis
Resumo: O contrabaixo acústico é o instrumento cujo som grave torna sua presença nas orquestras e na música popular imprescindível, tanto para sustentação harmônica das melodias, como na marcação de ritmo. Para que o som produzido por ele seja agradável aos ouvidos, cada uma de suas quatro cordas deve soar em uma frequência específica, e por isso um contrabaixista deve sempre afinar o instrumento antes de iniciar sua performance. Essa tarefa, no entanto, é um pouco complicada, pois a sensibilidade do ouvido humano não é a mesma em todas as frequências, e piora fortemente abaixo de 300 Hz. Com o intuito de facilitar esse processo, este trabalho apresenta um equipamento capaz de automatizar o ajuste da afinação. Desta forma, foi desenvolvido um dispositivo microcontrolado que detecta a frequência das cordas do contrabaixo acústico através de um sensor piezoelétrico conectado em seu cavalete, e faz a comparação desta frequência com o padrão de afinação estabelecido pelo usuário, para, se necessário, ajustar a tração de cada uma das cordas do instrumento automaticamente, movimentando suas tarraxas através de um motor CC acoplado a elas e fixo por uma estrutura mecânica que é posicionada na voluta do contrabaixo. O instrumentista tem então, apenas a tarefa de tocar cada uma das cordas, enquanto acompanha o processo através de uma interface composta por um display LCD touch screen, que possibilita também o ajuste do tom de referência padrão de afinação, numa faixa de 435 Hz a 445 Hz.
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Contrabaixo acústico
Afinação
Cordas
Frequência
Padrão de afinação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR
Citação: SLAVIERO, Thaís Betina. Afinador automático para contrabaixo acústico. 2017. 80 f. Trabalho final de graduação (Engenheiro Eletricista). Curso de Engenharia Elétrica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1404
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:CEEL - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Thais Betina Slaviero.pdfMonografia Thaís Betina Slaviero2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.