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dc.creatorFurlanetto, Francismar-
dc.date.accessioned2018-05-15T01:09:51Z-
dc.date.available2018-05-16-
dc.date.available2018-05-15T01:09:51Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationFURLANETTO, Francismar. A propaganda e a imagem de si projetada: o ethos em publicidades de instituições bancárias. 2017. 33 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1409-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-05-15T01:09:51Z No. of bitstreams: 1 PF2017Francismar Furlanetto.PDF: 1035167 bytes, checksum: d0cc30bb84133665fdc570e7d60288ef (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectPublicidade bancáriapt_BR
dc.subjectLocutorpt_BR
dc.subjectInterlocutorpt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.titleA propaganda e a imagem de si projetada: o ethos em publicidades de instituições bancáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cayser, Elisane Regina-
dc.description.resumoO ethos, campo de estudo relativamente recente na Linguística, engloba os elementos discursivos responsáveis por criar uma determinada imagem de locutor, além de localizar-se única e exclusivamente dentro do enunciado. Esse ser enunciativo manifesta-se significativamente no gênero publicitário, que, pela sua natureza de divulgação de um produto e mobilização do público em torno dele, busca incansavelmente transmitir uma determinada imagem e convencer seu leitor acerca do bem ofertado. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta visa a analisar os recursos utilizados por alguns anúncios publicitários do ramo bancário a fim de construir uma imagem favorável de enunciador. Para tal análise, são utilizadas cinco publicidades, todas de bancos nacionais, sendo três delas do banco Itaú e as duas do Banco do Brasil, cujas temáticas são variadas. Como base de análise, utilizamos as proposições de Aristóteles (1989) para a realização de um resgate histórico do conceito de ethos, e de Maingueneau (2013), com intuito de apresentar as noções de ethos adotadas pela Linguística. Entre as observações feitas, destaca-se a constante menção ao aspecto financeiro das instituições, além da incessante busca por aproximação com seu interlocutor e o constante apontamento de soluções rápidas e personalizadas. Conclui-se, então, que as publicidades de instituições bancárias analisadas transmitem ideias de preocupação extrema com o bem-estar financeiro, pessoal e familiar do interlocutor, além da incessante afirmação de parceria econômica com seu público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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