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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A propaganda e a imagem de si projetada: o ethos em publicidades de instituições bancárias
metadata.dc.creator: Furlanetto, Francismar
metadata.dc.contributor.advisor1: Cayser, Elisane Regina
metadata.dc.description.resumo: O ethos, campo de estudo relativamente recente na Linguística, engloba os elementos discursivos responsáveis por criar uma determinada imagem de locutor, além de localizar-se única e exclusivamente dentro do enunciado. Esse ser enunciativo manifesta-se significativamente no gênero publicitário, que, pela sua natureza de divulgação de um produto e mobilização do público em torno dele, busca incansavelmente transmitir uma determinada imagem e convencer seu leitor acerca do bem ofertado. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta visa a analisar os recursos utilizados por alguns anúncios publicitários do ramo bancário a fim de construir uma imagem favorável de enunciador. Para tal análise, são utilizadas cinco publicidades, todas de bancos nacionais, sendo três delas do banco Itaú e as duas do Banco do Brasil, cujas temáticas são variadas. Como base de análise, utilizamos as proposições de Aristóteles (1989) para a realização de um resgate histórico do conceito de ethos, e de Maingueneau (2013), com intuito de apresentar as noções de ethos adotadas pela Linguística. Entre as observações feitas, destaca-se a constante menção ao aspecto financeiro das instituições, além da incessante busca por aproximação com seu interlocutor e o constante apontamento de soluções rápidas e personalizadas. Conclui-se, então, que as publicidades de instituições bancárias analisadas transmitem ideias de preocupação extrema com o bem-estar financeiro, pessoal e familiar do interlocutor, além da incessante afirmação de parceria econômica com seu público.
Palabras clave : Letras
Literatura
Ethos
Publicidade bancária
Locutor
Interlocutor
Persuasão
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : FURLANETTO, Francismar. A propaganda e a imagem de si projetada: o ethos em publicidades de instituições bancárias. 2017. 33 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1409
Fecha de publicación : 29-jun-2017
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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