Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSartori, Karen-
dc.date.accessioned2018-05-15T06:00:24Z-
dc.date.available2018-05-16-
dc.date.available2018-05-15T06:00:24Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationSARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-05-15T06:00:24Z No. of bitstreams: 2 PF2016Karen Sartori.pdf: 280212 bytes, checksum: fb08a9750b4b9d9958cb5abec181021e (MD5) PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4: 14113676 bytes, checksum: ac99ab36689d62692f2178d4fbff8574 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T06:00:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PF2016Karen Sartori.pdf: 280212 bytes, checksum: fb08a9750b4b9d9958cb5abec181021e (MD5) PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4: 14113676 bytes, checksum: ac99ab36689d62692f2178d4fbff8574 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectCompetência discursivapt_BR
dc.titleLetramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.description.resumoO grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Karen Sartori.pdfMonografia Karen Sartori273,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4Anexo A - Vídeo O que é Família?13,78 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.