Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sartori, Karen | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T06:00:24Z | - |
dc.date.available | 2018-05-16 | - |
dc.date.available | 2018-05-15T06:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-05-15T06:00:24Z No. of bitstreams: 2 PF2016Karen Sartori.pdf: 280212 bytes, checksum: fb08a9750b4b9d9958cb5abec181021e (MD5) PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4: 14113676 bytes, checksum: ac99ab36689d62692f2178d4fbff8574 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T06:00:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PF2016Karen Sartori.pdf: 280212 bytes, checksum: fb08a9750b4b9d9958cb5abec181021e (MD5) PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4: 14113676 bytes, checksum: ac99ab36689d62692f2178d4fbff8574 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Competência discursiva | pt_BR |
dc.title | Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Crestani, Luciana Maria | - |
dc.description.resumo | O grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2016Karen Sartori.pdf | Monografia Karen Sartori | 273,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4 | Anexo A - Vídeo O que é Família? | 13,78 MB | Unknown | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.