Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna |
metadata.dc.creator: | Sartori, Karen |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Crestani, Luciana Maria |
metadata.dc.description.resumo: | O grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam. |
Palabras clave : | Letras Literatura Letramento Multiletramento Gênero textual Competência discursiva |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citación : | SARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410 |
Fecha de publicación : | 2-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2016Karen Sartori.pdf | Monografia Karen Sartori | 273,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4 | Anexo A - Vídeo O que é Família? | 13,78 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.