Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArend, Tamires Caroline-
dc.date.accessioned2018-05-15T06:27:32Z-
dc.date.available2018-05-16-
dc.date.available2018-05-15T06:27:32Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationAREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-05-15T06:27:32Z No. of bitstreams: 1 PF2016Tamires Caroline Arend.pdf: 1005754 bytes, checksum: 510aa015f2a4518e397bb986bb92dd61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T06:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Tamires Caroline Arend.pdf: 1005754 bytes, checksum: 510aa015f2a4518e397bb986bb92dd61 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua maternapt_BR
dc.subjectCompetência discursivapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.titleAulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Tamires Caroline Arend.pdfMonografia Tamires Caroline Arend982,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.