Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Arend, Tamires Caroline | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T06:27:32Z | - |
dc.date.available | 2018-05-16 | - |
dc.date.available | 2018-05-15T06:27:32Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
dc.identifier.citation | AREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-05-15T06:27:32Z No. of bitstreams: 1 PF2016Tamires Caroline Arend.pdf: 1005754 bytes, checksum: 510aa015f2a4518e397bb986bb92dd61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T06:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Tamires Caroline Arend.pdf: 1005754 bytes, checksum: 510aa015f2a4518e397bb986bb92dd61 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Competência discursiva | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.title | Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Crestani, Luciana Maria | - |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2016Tamires Caroline Arend.pdf | Monografia Tamires Caroline Arend | 982,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.