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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marlon Remboski de-
dc.date.accessioned2018-06-03T04:39:21Z-
dc.date.available2018-06-04-
dc.date.available2018-06-03T04:39:21Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Marlon Remboski de. Estudo enunciativo do adjetivo como indicador de subjetividade. 2017. 62 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1417-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-06-03T04:39:21Z No. of bitstreams: 1 PF2017Marlon Remboski de Souza.pdf: 1632913 bytes, checksum: 5ecafc4bfc200d26a6bfe61f639642ba (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectAdjetivopt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAnúncio Publicitáriopt_BR
dc.titleEstudo enunciativo do adjetivo como indicador de subjetividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.description.resumoEste trabalho visa estudar o adjetivo, de uma perspectiva gramatical e enunciativa, tomando-o como uma marca de subjetividade em textos publicitários. Nesta pesquisa, são considerados quatro diferentes gramáticas para estudar o adjetivo, são elas: 1) a gramática tradicional, 2) a normativa, 3) a descritiva e 4) a de usos, respectivamente representadas por Bechara (2009), Rocha Lima (1998, 2003), Perini( 2006) e Neves (2011). Esse estudo gramatical leva aos seguintes questionamentos iniciais: quais são as diferenças e semelhanças entre os quatro autores? Em seus estudos, há uma reflexão sobre a gramática no texto? Qual a ideia de uso presente, se mencionada, em suas gramáticas? Que noção de língua encontra-se nos autores estudados? Quanto à enunciação, estuda-se Benveniste (2005) e (1989), principalmente sobre o aparelho formal da enunciação e a subjetividade da linguagem. Esse estudo enunciativo leva a estes questionamentos: de que forma os adjetivos, enquanto recursos linguísticos, marcam a subjetividade? Como o sentido é afetado a partir da noção do aqui-agora? Analisam-se, com esse aporte teórico e partindo dessas questões, três textos publicitários retirados da revista Exame. Diante dessas perspectivas teóricas, este trabalho coloca em destaque o adjetivo, enquanto categoria gramatical, como forma da língua que marca a subjetividade do sujeito que se enuncia no texto, nesse caso, no texto publicitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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