Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1417
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estudo enunciativo do adjetivo como indicador de subjetividade
metadata.dc.creator: Souza, Marlon Remboski de
metadata.dc.contributor.advisor1: Toldo, Claudia Stumpf
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa estudar o adjetivo, de uma perspectiva gramatical e enunciativa, tomando-o como uma marca de subjetividade em textos publicitários. Nesta pesquisa, são considerados quatro diferentes gramáticas para estudar o adjetivo, são elas: 1) a gramática tradicional, 2) a normativa, 3) a descritiva e 4) a de usos, respectivamente representadas por Bechara (2009), Rocha Lima (1998, 2003), Perini( 2006) e Neves (2011). Esse estudo gramatical leva aos seguintes questionamentos iniciais: quais são as diferenças e semelhanças entre os quatro autores? Em seus estudos, há uma reflexão sobre a gramática no texto? Qual a ideia de uso presente, se mencionada, em suas gramáticas? Que noção de língua encontra-se nos autores estudados? Quanto à enunciação, estuda-se Benveniste (2005) e (1989), principalmente sobre o aparelho formal da enunciação e a subjetividade da linguagem. Esse estudo enunciativo leva a estes questionamentos: de que forma os adjetivos, enquanto recursos linguísticos, marcam a subjetividade? Como o sentido é afetado a partir da noção do aqui-agora? Analisam-se, com esse aporte teórico e partindo dessas questões, três textos publicitários retirados da revista Exame. Diante dessas perspectivas teóricas, este trabalho coloca em destaque o adjetivo, enquanto categoria gramatical, como forma da língua que marca a subjetividade do sujeito que se enuncia no texto, nesse caso, no texto publicitário.
Palabras clave : Letras
Literatura
Gramática
Adjetivo
Enunciação
Subjetividade
Anúncio Publicitário
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : SOUZA, Marlon Remboski de. Estudo enunciativo do adjetivo como indicador de subjetividade. 2017. 62 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1417
Fecha de publicación : 28-nov-2017
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2017Marlon Remboski de Souza.pdfMonografia Marlon Remboski de Souza1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.