Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1528
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo comparativo da cobertura feita pela Zero Hora nos atentados terroristas cometidos pelo Estado islâmico em solo ocidental e oriental
metadata.dc.creator: Mroginski, Cristian
metadata.dc.contributor.advisor1: Rockenbach, Fabio Luis
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico se propôs a estudar quais são as diferenças de cobertura da Zero Hora nos atentados terroristas cometidos pelo Estado Islâmico em solo ocidental e solo oriental. Esta pesquisa buscou entender a notícia a partir do entendimento dos autores: Lage (1985), Traquina (2012), Pena (2015), Wolf (2009) e Pereira Junior (2010). Os valores-notícia: Traquina (2012) e o Estado Islâmico: Bem Jelloun (2016), Morin (2016), Napoleoni (2015), Thiollet (2016) e Onfray (2016). Para isso, foram escolhidos 14 textos publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016 no acervo digital da Zero Hora, onde 14 notícias foram escolhidas para a análise. A metodologia desta pesquisa é a análise de conteúdo, conceituada por Franco (2008), tendo como variáveis de conteúdo os valores-notícia de Traquina (2012). A partir da fundamentação teórica e da amostragem selecionada para a análise de conteúdo verificou-se que os atentados terroristas realizados em solo ocidental possuem uma quantidade maior de valores-notícia (lado ocidental: morte, notabilidade, inesperado, proximidade, conflito, relevância, tempo, disponibilidade, visualidade, notoriedade, simplificação, consonância e personalização lado oriental: morte, notabilidade, inesperado, proximidade, conflito, simplificação, dia noticioso e dramatização) além de terem um texto com uma quantidade de caracteres maior e serem os únicos a apresentarem assinatura de um repórter nas publicações.
Keywords: Jornalismo
Valores-notícia
Notícia
Jornalismo informativo
Zero Hora
Terrorismo
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: MROGINSKI, Cristian. Estudo comparativo da cobertura feita pela Zero Hora nos atentados terroristas cometidos pelo Estado islâmico em solo ocidental e oriental. 2017. 67 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1528
Issue Date: 29-Jun-2017
Appears in Collections:CJOR - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2017Cristian Mroginski.pdfMonografia Cristian Mroginski3,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.