Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1535
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A política na era da midiatização: uma análise da transmissão da sessão deliberativa da admissão do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados
metadata.dc.creator: Amaral, Jordana Siteneski do
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Otavio Jose
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como temática a midiatização da sociedade, e está inserida no campo das pesquisas de comunicação e processos sociais e midiáticos. Este trabalho tem como um de seus objetivos, evidenciar o processo de midiatização na política. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, onde foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de estudo de caso. O estudo de caso consistiu em uma análise da transmissão ao vivo da sessão deliberativa da Câmara dos Deputados, do dia 17 de abril de 2016, que admitiu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Para realização deste trabalho a metodologia utilizada foi o estudo de caso, e a pesquisa bibliográfica. Um dos objetivos foi compreender o fenômeno em configuração na sociedade que diz respeito a onipresença das mídias nas mais distintas esferas da sociedade e suas instituições. A partir disto, se buscou elucidar como este fenômeno modificou as relações e práticas da sociedade e suas instituições, ao transformar a própria realidade a qual vive-se. Os resultados obtidos com a pesquisa apontaram para evidências do fenômeno, observadas em quatro processos distintos, em que as mídias estendem e substituem os limites da capacidade de comunicação dos deputados, fundem a realidade social com a realidade da mídia, e demandam a uma adaptação dos atores com a transmissão ao vivo. Ao final da pesquisa também foram encontradas outras evidências do fenômeno, além destas já citadas.
Keywords: Jornalismo
Midiatização
Política
Impeachment
Teoria da comunicação
Processos sociais
Dilma Rousseff
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: AMARAL, Jordana Siteneski do. A política na era da midiatização: uma análise da transmissão da sessão deliberativa da admissão do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. 2017. 80 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1535
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2017Jordana Siteneski do Amaral.pdfMonografia Jordana Siteneski do Amaral1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.