Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1540
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A persona como capital simbólico nas redes sociais digitais
Autor(es): Ely, Maria Eduarda Sfredo
Primeiro Orientador: Friderichs, Bibiana de Paula
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso desbrava o universo da comunicação, relações e das interações sociais nas redes digitais. Seu objetivo é compreender como a persona se constitui como capital simbólico dos atores sociais nas redes. O método utilizado envolve uma combinação de análise de redes sociais com análise de conteúdo. Os ambientes da análise são os sites de redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, através das páginas da Netflix e Cemitério Jardim da Ressurreição. A partir da análise confirmamos a hipótese de que a persona se manifesta por meio da produção de conteúdo e das interações, agregando capital simbólico ao ator institucional. Além disso, o trabalho aponta para a criação de um novo campo e, por sua vez, um novo capital, que perpassa os campos estudados por Bourdieu em um novo universo, o ciberespaço. Aqui, o nominamos Campo Bolha.
Palavras-chave: Jornalismo
Cibercultura
Redes sociais
Capital simbólico
Personas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: ELY, Maria Eduarda Sfredo. A persona como capital simbólico nas redes sociais digitais. 2018. 67 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1540
Data do documento: 27-Jun-2018
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Maria Eduarda Sfredo Ely.pdfMonografia Maria Eduarda Sfredo Ely843,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.