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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoff, Érica-
dc.date.accessioned2019-03-13T22:38:55Z-
dc.date.available2019-03-13-
dc.date.available2019-03-13T22:38:55Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationBOFF, Érica. Endomarketing como ferramenta de comprometimento na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Integração de Estados RS/SC Agência Centro. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1614-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-03-13T22:38:55Z No. of bitstreams: 1 PF2018Erica Boff.pdf: 500531 bytes, checksum: ff0316a6916cf57033a6851a8317317f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectCooperativapt_BR
dc.subjectComprometimentopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleEndomarketing como ferramenta de comprometimento na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Integração de Estados RS/SC Agência Centropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tatim, Denise Carvalho-
dc.description.resumoO trabalho realizado é uma pesquisa desenvolvida na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Integração de Estados RS/SC agência Centro, a qual objetivou identificar se as práticas de endomarketing realizadas pela cooperativa contribuem para o comprometimento dos colaboradores da agência Centro. O endomarketing é a área da Administração que visa conduzir suas estratégias ao público interno das organizações, com o intuito de estimular positivamente os sentidos dos colaboradores, permitindo que a instituição estabeleça relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo, produtivos, tornando seus colaboradores capacitados, motivados e comprometidos. Nessa conjuntura o endomarketing surge como um modelo de gestão que busca o comprometimento entre a empresa e o colaborador, em um equilíbrio favorável para ambas as partes, possibilitando assim a geração de melhorias no relacionamento com o cliente externo. O presente trabalho é baseado em uma pesquisa quantitativa e descritiva, cujos dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos colaboradores da agência Centro. Para alcançar os objetivos da pesquisa, buscou-se identificar a percepção dos colaboradores com relação às práticas de endomarketing da cooperativa e sua influência sobre o senso de comprometimento dos mesmos. Entre as principais conclusões foi identificado o sentimento de orgulho dos colaboradores em fazer parte da empresa, no entanto, fica evidente a necessidade de melhorias em determinadas ações da cooperativa, como no melhoramento dos canais de comunicação interpessoais, melhoramento na troca de experiências entre colegas, planejamento em conjunto utilizando a participação dos colaboradores nas decisões, e melhoramento dos benefícios que são oferecidos aos colaboradores. Observa-se que o número de colaboradores da agência não é um problema em relação à comunicação interna, o que mais influencia nisso é o estilo de liderança dos gestores, os quais tem papel fundamental para o bom clima organizacional da agência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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