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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Endomarketing como ferramenta de comprometimento na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Integração de Estados RS/SC Agência Centro
metadata.dc.creator: Boff, Érica
metadata.dc.contributor.advisor1: Tatim, Denise Carvalho
metadata.dc.description.resumo: O trabalho realizado é uma pesquisa desenvolvida na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Integração de Estados RS/SC agência Centro, a qual objetivou identificar se as práticas de endomarketing realizadas pela cooperativa contribuem para o comprometimento dos colaboradores da agência Centro. O endomarketing é a área da Administração que visa conduzir suas estratégias ao público interno das organizações, com o intuito de estimular positivamente os sentidos dos colaboradores, permitindo que a instituição estabeleça relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo, produtivos, tornando seus colaboradores capacitados, motivados e comprometidos. Nessa conjuntura o endomarketing surge como um modelo de gestão que busca o comprometimento entre a empresa e o colaborador, em um equilíbrio favorável para ambas as partes, possibilitando assim a geração de melhorias no relacionamento com o cliente externo. O presente trabalho é baseado em uma pesquisa quantitativa e descritiva, cujos dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos colaboradores da agência Centro. Para alcançar os objetivos da pesquisa, buscou-se identificar a percepção dos colaboradores com relação às práticas de endomarketing da cooperativa e sua influência sobre o senso de comprometimento dos mesmos. Entre as principais conclusões foi identificado o sentimento de orgulho dos colaboradores em fazer parte da empresa, no entanto, fica evidente a necessidade de melhorias em determinadas ações da cooperativa, como no melhoramento dos canais de comunicação interpessoais, melhoramento na troca de experiências entre colegas, planejamento em conjunto utilizando a participação dos colaboradores nas decisões, e melhoramento dos benefícios que são oferecidos aos colaboradores. Observa-se que o número de colaboradores da agência não é um problema em relação à comunicação interna, o que mais influencia nisso é o estilo de liderança dos gestores, os quais tem papel fundamental para o bom clima organizacional da agência.
Keywords: Administração de empresas
Cooperativa
Comprometimento
Endomarketing
Gestão de pessoas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: BOFF, Érica. Endomarketing como ferramenta de comprometimento na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Integração de Estados RS/SC Agência Centro. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1614
Issue Date: 4-Dec-2018
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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