Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Rafael da Cruz-
dc.date.accessioned2019-03-16T01:16:46Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-03-16T01:16:46Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.citationFREITAS, Rafael da Cruz. O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada. 2016. 84 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-03-16T01:16:46Z No. of bitstreams: 1 Rafael da Cruz Freitas.pdf: 1092455 bytes, checksum: de8bdba8c8c96521a5dadea9489e4641 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-16T01:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael da Cruz Freitas.pdf: 1092455 bytes, checksum: de8bdba8c8c96521a5dadea9489e4641 (MD5) Previous issue date: 2016-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFicción-maniapt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectConvergência das mídiaspt_BR
dc.titleO expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.description.resumoEste trabalho de caráter interdisciplinar, cruzando conhecimentos das áreas de Linguagens, Educação e Tecnologias, tem como principal temática a questão da ficción-mania colocada como opção de leitura no processo de Letramento, objetivando discutir de que forma a introdução desse texto pode influenciar no processo de letramento na escola. Para realizar a discussão, tem-se como corpus da pesquisa reflexões acerca da formação do leitor nas escolas de educação básica do poder público, os conceitos de dialogismo, ciberespaço cibercultura, letramento e autoria e Convergência das Mídias, a partir dos quais são desenvolvidos o tema principal desta pesquisa e também as questões relativas ao processo de formação do leitor nas escolas através das tecnologias e do uso de ciberespaço – no contexto da Convergência das Mídias – como uma ferramenta na educação. Desenvolve-se nesta pesquisa, no decorrer dos capítulos, partindo dos conceitos teóricos citados, o desenvolvimento do perfil do leitor ubíquo como o leitor que transita entre as mídias e produtos culturais e também da ficción-mania como uma nova textualidade híbrida transmutada na Convergência das Mídias Como resultado, apresenta-se nesta monografia as considerações finais pesquisa acerca da temática proposta, concluindo que essa pode ser considerada como possibilidade para as produções literárias, enquanto caminho que mais aproxima o leitor do texto durante o processo que envolve a questão de formação leitora. Também se conclui que a ficción-mania, como processo de criação e recriação, pode ser utilizada na escola para desenvolver a autoria entre os alunos e a complexidade da mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019Rafael da Cruz Freitas.pdfMonografia Rafael da Cruz Freitas1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.