Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Rafael da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-16T01:16:46Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15 | - |
dc.date.available | 2019-03-16T01:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-14 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Rafael da Cruz. O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada. 2016. 84 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-03-16T01:16:46Z No. of bitstreams: 1 Rafael da Cruz Freitas.pdf: 1092455 bytes, checksum: de8bdba8c8c96521a5dadea9489e4641 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-16T01:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael da Cruz Freitas.pdf: 1092455 bytes, checksum: de8bdba8c8c96521a5dadea9489e4641 (MD5) Previous issue date: 2016-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ficción-mania | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Convergência das mídias | pt_BR |
dc.title | O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de caráter interdisciplinar, cruzando conhecimentos das áreas de Linguagens, Educação e Tecnologias, tem como principal temática a questão da ficción-mania colocada como opção de leitura no processo de Letramento, objetivando discutir de que forma a introdução desse texto pode influenciar no processo de letramento na escola. Para realizar a discussão, tem-se como corpus da pesquisa reflexões acerca da formação do leitor nas escolas de educação básica do poder público, os conceitos de dialogismo, ciberespaço cibercultura, letramento e autoria e Convergência das Mídias, a partir dos quais são desenvolvidos o tema principal desta pesquisa e também as questões relativas ao processo de formação do leitor nas escolas através das tecnologias e do uso de ciberespaço – no contexto da Convergência das Mídias – como uma ferramenta na educação. Desenvolve-se nesta pesquisa, no decorrer dos capítulos, partindo dos conceitos teóricos citados, o desenvolvimento do perfil do leitor ubíquo como o leitor que transita entre as mídias e produtos culturais e também da ficción-mania como uma nova textualidade híbrida transmutada na Convergência das Mídias Como resultado, apresenta-se nesta monografia as considerações finais pesquisa acerca da temática proposta, concluindo que essa pode ser considerada como possibilidade para as produções literárias, enquanto caminho que mais aproxima o leitor do texto durante o processo que envolve a questão de formação leitora. Também se conclui que a ficción-mania, como processo de criação e recriação, pode ser utilizada na escola para desenvolver a autoria entre os alunos e a complexidade da mesma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2019Rafael da Cruz Freitas.pdf | Monografia Rafael da Cruz Freitas | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.