Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada |
metadata.dc.creator: | Freitas, Rafael da Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de caráter interdisciplinar, cruzando conhecimentos das áreas de Linguagens, Educação e Tecnologias, tem como principal temática a questão da ficción-mania colocada como opção de leitura no processo de Letramento, objetivando discutir de que forma a introdução desse texto pode influenciar no processo de letramento na escola. Para realizar a discussão, tem-se como corpus da pesquisa reflexões acerca da formação do leitor nas escolas de educação básica do poder público, os conceitos de dialogismo, ciberespaço cibercultura, letramento e autoria e Convergência das Mídias, a partir dos quais são desenvolvidos o tema principal desta pesquisa e também as questões relativas ao processo de formação do leitor nas escolas através das tecnologias e do uso de ciberespaço – no contexto da Convergência das Mídias – como uma ferramenta na educação. Desenvolve-se nesta pesquisa, no decorrer dos capítulos, partindo dos conceitos teóricos citados, o desenvolvimento do perfil do leitor ubíquo como o leitor que transita entre as mídias e produtos culturais e também da ficción-mania como uma nova textualidade híbrida transmutada na Convergência das Mídias Como resultado, apresenta-se nesta monografia as considerações finais pesquisa acerca da temática proposta, concluindo que essa pode ser considerada como possibilidade para as produções literárias, enquanto caminho que mais aproxima o leitor do texto durante o processo que envolve a questão de formação leitora. Também se conclui que a ficción-mania, como processo de criação e recriação, pode ser utilizada na escola para desenvolver a autoria entre os alunos e a complexidade da mesma. |
Palabras clave : | Letras Literatura Letramento Ficción-mania Cibercultura Ciberespaço Convergência das mídias |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citación : | FREITAS, Rafael da Cruz. O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada. 2016. 84 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632 |
Fecha de publicación : | 14-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2019Rafael da Cruz Freitas.pdf | Monografia Rafael da Cruz Freitas | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.