Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Douglas dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-22T13:04:39Z-
dc.date.available2019-04-22-
dc.date.available2019-04-22T13:04:39Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Douglas dos Santos. Gestão escolar: a importância do coordenador pedagógico e os desafios na sua formação no Curso de Pedagogia. 2018. 9 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1641-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the difficulties and challenges faced by the L-Pedagogy course in the professional preparation to assume the position of Pedagogical Coordinator and to reflect on the context of their functions and attributions. The questioning to the initial formation is to be a process of theoretical base and experience in the practice that precedes and prepares for the exercise of the referred office. Due to the diversity of the field of action of the pedagogue, one can see the challenge implied in his initial formation, regarding the preparation for the position of Pedagogical Coordinator. Thus, through the research of the theoretical reference, we can analyze aspects that underlie the role of this professional and the challenges of his training in the pedagogy course. The discrepancy in the construction of their identity is another factor reflected during the research, having as main reference the construction of the teacher knowledge. The Pedagogical Coordinator, on the other hand, must also be recognized as an educator, capable of integrating pedagogical training and planning his identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-04-22T13:04:39Z No. of bitstreams: 1 PF2018Douglas dos Santos Ribeiro.pdf: 40079 bytes, checksum: 4e6ae5df571876fcb083c513a8996147 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T13:04:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Douglas dos Santos Ribeiro.pdf: 40079 bytes, checksum: 4e6ae5df571876fcb083c513a8996147 (MD5) Previous issue date: 2018-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleGestão escolar: a importância do coordenador pedagógico e os desafios na sua formação no Curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Farenzena, Rosana Coronetti-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e desafios que o(a) acadêmico(a) do curso de Pedagogia-L enfrenta na preparação profissional para assumir o cargo de Coordenador Pedagógico e refletir sobre o contexto de suas funções e atribuições. O questionamento à formação inicial deve-se a ser um processo de base teórica e experiência na prática que antecede e prepara para o exercício do ofício referido. Devido à diversidade do campo de atuação do pedagogo, percebe-se o desafio implicado na sua formação inicial, no que diz respeito à preparação para o cargo de Coordenador Pedagógico. Sendo assim, através da pesquisa do referencial teórico, podemos analisar aspectos que fundamentam o papel desse profissional e os desafios da sua formação no curso de pedagogia. A discrepância na construção de sua identidade é outro fator refletido durante a pesquisa, tendo como referência principal a construção dos saberes docente. O Coordenador Pedagógico, por sua vez, deve ser reconhecido também como um ser educador, capaz de integrar a formação pedagógica e planear sua identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Douglas dos Santos Ribeiro.pdfArtigo de conclusão de curso de Douglas dos Santos Ribeiro39,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.