Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1641
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Gestão escolar: a importância do coordenador pedagógico e os desafios na sua formação no Curso de Pedagogia
metadata.dc.creator: Ribeiro, Douglas dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Farenzena, Rosana Coronetti
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e desafios que o(a) acadêmico(a) do curso de Pedagogia-L enfrenta na preparação profissional para assumir o cargo de Coordenador Pedagógico e refletir sobre o contexto de suas funções e atribuições. O questionamento à formação inicial deve-se a ser um processo de base teórica e experiência na prática que antecede e prepara para o exercício do ofício referido. Devido à diversidade do campo de atuação do pedagogo, percebe-se o desafio implicado na sua formação inicial, no que diz respeito à preparação para o cargo de Coordenador Pedagógico. Sendo assim, através da pesquisa do referencial teórico, podemos analisar aspectos que fundamentam o papel desse profissional e os desafios da sua formação no curso de pedagogia. A discrepância na construção de sua identidade é outro fator refletido durante a pesquisa, tendo como referência principal a construção dos saberes docente. O Coordenador Pedagógico, por sua vez, deve ser reconhecido também como um ser educador, capaz de integrar a formação pedagógica e planear sua identidade.
Resumen : This article aims to analyze the difficulties and challenges faced by the L-Pedagogy course in the professional preparation to assume the position of Pedagogical Coordinator and to reflect on the context of their functions and attributions. The questioning to the initial formation is to be a process of theoretical base and experience in the practice that precedes and prepares for the exercise of the referred office. Due to the diversity of the field of action of the pedagogue, one can see the challenge implied in his initial formation, regarding the preparation for the position of Pedagogical Coordinator. Thus, through the research of the theoretical reference, we can analyze aspects that underlie the role of this professional and the challenges of his training in the pedagogy course. The discrepancy in the construction of their identity is another factor reflected during the research, having as main reference the construction of the teacher knowledge. The Pedagogical Coordinator, on the other hand, must also be recognized as an educator, capable of integrating pedagogical training and planning his identity.
Palabras clave : Pedagogia
Coordenador pedagógico
Formação inicial
Identidade profissional
Pedagogia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citación : RIBEIRO, Douglas dos Santos. Gestão escolar: a importância do coordenador pedagógico e os desafios na sua formação no Curso de Pedagogia. 2018. 9 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1641
Fecha de publicación : 31-oct-2018
Aparece en las colecciones: FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2018Douglas dos Santos Ribeiro.pdfArtigo de conclusão de curso de Douglas dos Santos Ribeiro39,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.