Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonetto, Mayse-
dc.creatorPedretti, Tuane-
dc.date.accessioned2019-04-24T18:47:10Z-
dc.date.available2018-11-20-
dc.date.available2019-04-24T18:47:10Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.identifier.citationBONETTO, Mayse; PEDRETTI, Tuane. A efetividade do treinamento auditivo em usuária de aparelho de amplificação sonora individual: estudo de caso. 2018. 19 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1642-
dc.description.abstractIntroduction: Individuals with hearing loss suffer sensory impairment requiring the use of a personal sound amplification device (PSAD) to better assist in the uptake and amplification of sound. To optimize the use of PSAD, auditory training is used to improve the individual`s ability to perceive and understand sounds. Objective: To verify the benefit of formal auditory training in users of bilateral personal sound amplification device. Methods: Case study of a 28-year-old female patient, with bilaterally moderate sensorineural hearing loss and bilateral PSAD user. The assesment was performed using threshold tonal audiometry, logoaudiometry, acoustic immittance measures and auditory processing tests: Pitch Patter Sequence (PPS), Duration Pattern Sequence (DPS), Staggered Spondaic Word (SSW) and Randon Gap Detection Test (RGDT) and application of the questionnaire Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). Later the formal auditory training (FAT) was performed. At the end of the 8 sessions of FAT, the patient was reassessed. Results: The speech tests, auditory processing tests and the HHIA questionnaire obtained better results after the FAT, the test of RGDT in wich although no beter performance was observed after FAT, had its result within normal patterns. Conclusion: The improvement in the results of the trained skills proves, in this study, the benefit of the auditory training for better use of the PSAD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2019-04-24T18:47:10Z No. of bitstreams: 1 PF2018 Mayse Bonetto e Tuane Pedretti.pdf: 193528 bytes, checksum: a4712eff2626ca76929f670db98c331e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T18:47:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018 Mayse Bonetto e Tuane Pedretti.pdf: 193528 bytes, checksum: a4712eff2626ca76929f670db98c331e (MD5) Previous issue date: 2018-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectTestes auditivospt_BR
dc.subjectAuxiliares de audiçãopt_BR
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.subjectEstimulação acústicapt_BR
dc.titleA efetividade do treinamento auditivo em usuária de aparelho de amplificação sonora individual : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Quevedo, Lenita da Silva-
dc.description.resumoIntrodução: Indivíduos portadores de perda auditiva sofrem privação sensorial, necessitando do uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) para melhor auxiliar na captação e amplificação do som. Para otimizar o uso do AASI, utiliza-se o treinamento auditivo melhorando a capacidade do indivíduo em perceber e compreender os sons. Objetivo: Verificar o benefício do treinamento auditivo formal em usuária de aparelho de amplificação sonora individual bilateral. Métodos: Estudo de caso de uma paciente de 28 anos, portadora de perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateralmente e usuária de AASI bilateral. A avaliação foi realizada com audiometria tonal limiar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e testes do processamento auditivo: Pitch Pattern Sequence (PPS), Duration Pattern Sequence (DPS), Staggered Spondaic Word (SSW) e Randon Gap Detection Test (RGDT) e aplicação do questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). Posteriormente foi realizado o treinamento auditivo formal (TAF). Ao final das 8 sessões do TAF, a paciente foi reavaliada. Resultados: Os testes de fala, os testes de processamento auditivo e o questionário HHIA obtiveram melhor resultado após o TAF, exceto o teste RGDT que, embora não tenha sido observado melhor desempenho pós-TAF, o resultado manteve-se dentro dos padrões de normalidade. Conclusão: A melhora no resultado das habilidades treinadas comprova, neste estudo, o benefício do treinamento auditivo para melhor aproveitamento do uso do AASI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICBpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Curso de Fonoaudiologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018 Mayse Bonetto e Tuane Pedretti.pdfArtigo de conclusão de curso de Mayse Bonetto e Tuane Pedretti188,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.