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dc.creatorAlban, Fernanda Fincatto-
dc.creatorKlein, Juliana Aline-
dc.date.accessioned2019-04-25T23:43:09Z-
dc.date.available2019-04-25-
dc.date.available2019-04-25T23:43:09Z-
dc.date.issued2018-11-22-
dc.identifier.citationALBAN, Fernanda Fincatto; KLEIN, Juliana Aline. Eficácia da terapia com tubo finlandês em professores universitários. 2018. 28 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1644-
dc.description.abstractAim: to assess the teacher's vocal quality and to verify the effects of the exercise of phonation with Finnish tube before and after therapy. Methodology: the sample was consisted of 10 university professors from University of Passo Fundo, being 7 of the female gender and 3 of the male gender, with ages ranging from 27 to 68 years. The data collection was performed at the Speech Therapy Clinic from UPF. The professors performed the Videolaryngoscopy exam, and their voices were recorded in the VoxMetria program. The technique was performed at home, during six days, once a day, lasting one minute. They filled out a questionnaire about vocal quality and self-assessment, post therapy, returning to the clinic for the same procedures already mentioned, post therapy. Results: In the Videolaryngoscopy examination, pre-therapy, it was observed that 03 (30%) subjects had reduced vocal fold vibration, in the post they improved this standard. It was verified improvement in the acoustic aspects of the voice, as well as maximum phonation time (MFT), 11,37s to 13,25s, intensity 34,8dB to 36,76dB, frequency 159,97Hz to 163,71Hz, post therapy. In the self-assessment of subjects, the most part noticed that their voice was more fluid. Conclusion: The technique with Finnish tube is shown to be effective, improving the vocal quality and increasing acoustic aspects of the professors' voices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-04-25T23:43:09Z No. of bitstreams: 1 PF2018Fernanda Fincatto Alban e Juliana Aline Klein.pdf: 220057 bytes, checksum: 2cb824ad83c16082a6b1959ff65a5faa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-25T23:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Fernanda Fincatto Alban e Juliana Aline Klein.pdf: 220057 bytes, checksum: 2cb824ad83c16082a6b1959ff65a5faa (MD5) Previous issue date: 2018-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleEficácia da terapia com tubo finlandês em professores universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zart, Patrícia-
dc.description.resumoObjetivo: avaliar a qualidade vocal dos professores e verificar os efeitos do exercício de fonação com tubo finlandês pré e pós terapia. Metodologia: a amostra foi composta por 10 professores universitários da Universidade de Passo Fundo, sendo 7 do gênero feminino e 3 do gênero masculino, com faixa etária de idade entre 27 a 68 anos. A coleta dos dados foi realizada na Clínica de Fonoaudiologia da UPF. Os professores realizaram o exame de videolaringoscopia, e suas vozes foram gravadas no programa VoxMetria. A técnica foi realizada em casa, por seis (6) dias, uma vez ao dia, com duração de um minuto. Preencheram um questionário sobre qualidade vocal e autoavaliação, pós terapia, retornando à clínica para os mesmos procedimentos já citados, pós terapia. Resultados: No exame de Videolaringoscopia, pré terapia, observou-se que, 03 (30%) sujeitos tiveram vibração de prega vocal reduzida, no pós melhoraram esse padrão. Verificou-se melhora nos aspectos acústicos da voz, bem como tempo máximo de fonação (TMF), 11,37s para 13,25s, intensidade 34,8dB para 36,76dB, freqüência 159,97Hz para 163,71Hz, pós terapia. Na autoavaliação dos sujeitos, a maioria percebeu que sua voz ficou mais fluida. Conclusão: A técnica com tubo finlandês mostra-se eficaz, melhorando a qualidade vocal e aumentando os aspectos acústicos da voz dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICBpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Curso de Fonoaudiologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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