Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1644
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficácia da terapia com tubo finlandês em professores universitários
Autor(es): Alban, Fernanda Fincatto
Klein, Juliana Aline
Primeiro Orientador: Zart, Patrícia
Resumo: Objetivo: avaliar a qualidade vocal dos professores e verificar os efeitos do exercício de fonação com tubo finlandês pré e pós terapia. Metodologia: a amostra foi composta por 10 professores universitários da Universidade de Passo Fundo, sendo 7 do gênero feminino e 3 do gênero masculino, com faixa etária de idade entre 27 a 68 anos. A coleta dos dados foi realizada na Clínica de Fonoaudiologia da UPF. Os professores realizaram o exame de videolaringoscopia, e suas vozes foram gravadas no programa VoxMetria. A técnica foi realizada em casa, por seis (6) dias, uma vez ao dia, com duração de um minuto. Preencheram um questionário sobre qualidade vocal e autoavaliação, pós terapia, retornando à clínica para os mesmos procedimentos já citados, pós terapia. Resultados: No exame de Videolaringoscopia, pré terapia, observou-se que, 03 (30%) sujeitos tiveram vibração de prega vocal reduzida, no pós melhoraram esse padrão. Verificou-se melhora nos aspectos acústicos da voz, bem como tempo máximo de fonação (TMF), 11,37s para 13,25s, intensidade 34,8dB para 36,76dB, freqüência 159,97Hz para 163,71Hz, pós terapia. Na autoavaliação dos sujeitos, a maioria percebeu que sua voz ficou mais fluida. Conclusão: A técnica com tubo finlandês mostra-se eficaz, melhorando a qualidade vocal e aumentando os aspectos acústicos da voz dos professores.
Resumo Alternativo: Aim: to assess the teacher's vocal quality and to verify the effects of the exercise of phonation with Finnish tube before and after therapy. Methodology: the sample was consisted of 10 university professors from University of Passo Fundo, being 7 of the female gender and 3 of the male gender, with ages ranging from 27 to 68 years. The data collection was performed at the Speech Therapy Clinic from UPF. The professors performed the Videolaryngoscopy exam, and their voices were recorded in the VoxMetria program. The technique was performed at home, during six days, once a day, lasting one minute. They filled out a questionnaire about vocal quality and self-assessment, post therapy, returning to the clinic for the same procedures already mentioned, post therapy. Results: In the Videolaryngoscopy examination, pre-therapy, it was observed that 03 (30%) subjects had reduced vocal fold vibration, in the post they improved this standard. It was verified improvement in the acoustic aspects of the voice, as well as maximum phonation time (MFT), 11,37s to 13,25s, intensity 34,8dB to 36,76dB, frequency 159,97Hz to 163,71Hz, post therapy. In the self-assessment of subjects, the most part noticed that their voice was more fluid. Conclusion: The technique with Finnish tube is shown to be effective, improving the vocal quality and increasing acoustic aspects of the professors' voices.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Voz
Professor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Citação: ALBAN, Fernanda Fincatto; KLEIN, Juliana Aline. Eficácia da terapia com tubo finlandês em professores universitários. 2018. 28 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1644
Data do documento: 22-Nov-2018
Aparece nas coleções:ICB - Curso de Fonoaudiologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Fernanda Fincatto Alban e Juliana Aline Klein.pdfArtigo de conclusão de curso de Fernanda Fincatto Alban e Juliana Aline Klein214,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.