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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do aleitamento materno de lactentes com frênulo lingual duvidoso
metadata.dc.creator: Gehm, Camila
Abreu, Cristiélen Silveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Siqueira, Lisiane Lieberknecht
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo é verificar através do protocolo de Avaliação da Mamada a prevalência de comportamentos indicativos de dificuldades ao aleitamento materno em lactentes com frênulo lingual duvidoso. Métodos: A amostra, contou com a observação e avaliação de 30 lactentes, sendo 16 (53,3%) do sexo masculino e 14 (46,7%) do sexo feminino, e idades que variam de 0 à 3 meses, que foram encaminhados pelo serviço de fonoaudiologia do hospital por apresentarem frênulo lingual classificado como duvidoso. Resultados: Referente a faixa etária a amostra contou com 30% (9) de lactentes de 0 a 1 mês, 53,3% (16) de 1 a 2 meses e 16,7% (5) de 2 a 3 meses. Referente ao aspecto posição 13% (4) apresentavam o corpo do bebê distante do da mãe. No aspecto referente as respostas ao seio materno observou prevalência de 30% (9) dos lactentes que não mantinham a pega da aréola. No aspecto sucção observou prevalência de 60% (18) dos lactentes que apresentavam boca quase fechada, fazendo um bico para frente. Conclusão: Após análise dos resultados pode-se concluir que lactentes com frênulo lingual duvidoso apresentam uma maior prevalência, de comportamentos indicativos de dificuldades à amamentação, nos aspectos “respostas ao seio materno” e “sucção”, nos itens respectivamente “bebê não mantém a pega da aréola”, “bebê com a boca quase fechada, fazendo um bico para frente”, “lábio inferior permanecia virado para dentro”, ”bochechas tensas ou encovadas” e “sucções rápidas com estalidos” foi onde observou-se as maiores dificuldades.
Resumen : Objective: The aim of this study is to verify, through the Breastfeeding Assessment Protocol, the prevalence of behaviors that indicate feeding difficulties on nursing infants with suspected lingual frenulum. Methods: The sample, observation and assessment of 30 nursing infants, 16 males (53,3%) and 14 females (46,7%), ages ranging from 0 to 3 months which were selected by the hospital Speech Therapy Service due to a suspected lingual frenulum diagnosis. Outcomes: regarding the age, 30% (9) of nursing infants from 0 to 1 month, 53,3% (16) from 1 to 2 months and 16,7% (5) from 2 to 3 months. Regarding the infants position, 13% (4) were not close enough to their mothers’ bodies (ineffective positioning). Regarding the responses to the mother’s breast it was observed a prevalence of 30% (9) of infants who did not latch on to the areola. Regarding the suction it was observed a prevalence of 60% (18) of infants who presented a nearly closed mouth, pouting their lips. Conclusion: Upon analysing the results it can be concluded that nursing infants with suspected lingual frenulum present a greater prevalence of behaviors that indicate feeding difficulties, concerning the “mother’s breast” and “suction”, in the respective items “infant does not latch on to the areola”, “infant with a nearly closed mouth, pouting lips”, “lower lip pointing inwards”, “dimpling of the cheeks” “quick and shallow sucks” was where the greatest difficulties were observed.
Palabras clave : Fonoaudiologia
Amamentação
Frênulo lingual
Anquiloglossia
Lactentes
Frenotomia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Citación : GEHM, Camila; ABREU, Cristiélen Silveira de. Avaliação do aleitamento materno de lactentes com frênulo lingual duvidoso. 2018. 18 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1648
Fecha de publicación : 20-nov-2018
Aparece en las colecciones: ICB - Curso de Fonoaudiologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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