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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lima, Patrícia Dal Prá de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T18:57:02Z | - |
dc.date.available | 2019-07-15 | - |
dc.date.available | 2019-07-15T18:57:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Patrícia Dal Prá de. Reuven Feuerstein e a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural: conceitos e implicações educacionais. 2019. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1705 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-07-15T18:57:02Z No. of bitstreams: 1 PF2019Patricia Dal Pra de Lima.pdf: 145437 bytes, checksum: d539586fcf0ce29921157090ad086204 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem mediada | pt_BR |
dc.subject | Modificabilidade cognitiva estrutural | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Reuven Feuerstein | pt_BR |
dc.title | Reuven Feuerstein e a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural: conceitos e implicações educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dickel, Adriana | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo compreender os princípios da proposta metodológica de Reuven Feuerstein que podem ser utilizados para o desenvolvimento do pensamento autônomo dos indivíduos. A pesquisa de natureza bibliográfica situa o contexto de produção da obra do autor, os principais conceitos da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural a partir da Experiência de Aprendizagem Mediada e explora algumas aproximações entre a sua proposta metodológica e o contexto atual de educação. Diferenciando-se da teoria construtivista de Piaget, a qual afirma que a aprendizagem ocorre por exposição direta ao estímulo, na experiência de aprendizagem mediada, é necessário que haja um mediador entre o estímulo e o aprendiz, possuidor de experiências e conhecimentos prévios sobre o objeto em questão. Cabe ao mediador recompor o seu significado, despertando a atenção do aprendiz para detalhes que por vezes podem lhe passar despercebidos. Com base nessa abordagem, os professores não são somente agentes transmissores de informações, mas mediadores que estimulam a cognição dos educandos, para que a relação deles com a escola ganhe um significado real para sua vida diária, ao invés de somente figurar como uma obrigação e imposição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2019Patricia Dal Pra de Lima.pdf | Artigo de conclusão de curso de Patrícia Dal Prá de Lima | 142,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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