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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Reuven Feuerstein e a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural: conceitos e implicações educacionais
metadata.dc.creator: Lima, Patrícia Dal Prá de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dickel, Adriana
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender os princípios da proposta metodológica de Reuven Feuerstein que podem ser utilizados para o desenvolvimento do pensamento autônomo dos indivíduos. A pesquisa de natureza bibliográfica situa o contexto de produção da obra do autor, os principais conceitos da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural a partir da Experiência de Aprendizagem Mediada e explora algumas aproximações entre a sua proposta metodológica e o contexto atual de educação. Diferenciando-se da teoria construtivista de Piaget, a qual afirma que a aprendizagem ocorre por exposição direta ao estímulo, na experiência de aprendizagem mediada, é necessário que haja um mediador entre o estímulo e o aprendiz, possuidor de experiências e conhecimentos prévios sobre o objeto em questão. Cabe ao mediador recompor o seu significado, despertando a atenção do aprendiz para detalhes que por vezes podem lhe passar despercebidos. Com base nessa abordagem, os professores não são somente agentes transmissores de informações, mas mediadores que estimulam a cognição dos educandos, para que a relação deles com a escola ganhe um significado real para sua vida diária, ao invés de somente figurar como uma obrigação e imposição.
Palabras clave : Pedagogia
Aprendizagem mediada
Modificabilidade cognitiva estrutural
Cognição
Reuven Feuerstein
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citación : LIMA, Patrícia Dal Prá de. Reuven Feuerstein e a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural: conceitos e implicações educacionais. 2019. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1705
Fecha de publicación : 10-jul-2019
Aparece en las colecciones: FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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