Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1746
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A perspectiva da morte em poemas de Álvares de Azevedo |
metadata.dc.creator: | Mello, Pablo Natan de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Aquino, Ivania Campigotto |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como foco a análise dos poemas ―Se eu morresse amanhã‖, ―Adeus, meus sonhos!‖ e ―Porque mentias?‖, de Álvares de Azevedo, poeta da Segunda Geração do Romantismo Brasileiro, sob a perspectiva da morte, pontuando onde ela se encontra nesses textos e como o escritor a retrata em seus versos. Estruturalmente, o estudo aborda o começo do movimento literário romântico, que se iniciou na Europa, até as gerações brasileiras, dando sequência ao estudo do fascínio e o medo que o homem sente da morte, tema principal dos poemas azevedianos. Para constituir a base teórica do trabalho, recorreu-se aos estudiosos Carpeaux (1962), Bosi (1975), Coutinho (2001), Bauman (2008) e Ariès (2012), dentre outros. |
Keywords: | Letras Literatura Romantismo Álvares de Azevedo Morte |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citation: | MELLO, Pablo Natan de. A perspectiva da morte em poemas de Álvares de Azevedo. 2019. 53 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1746 |
Issue Date: | 27-Jun-2019 |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2019Pablo Natan de Mello.pdf | Monografia Pablo Natan de Mello | 362,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.