Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Matheus Henrique da-
dc.date.accessioned2020-02-10T17:19:11Z-
dc.date.available2020-02-10-
dc.date.available2020-02-10T17:19:11Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationSilva, Matheus Henrique da. Mind Map transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade propaganda. 2019. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815-
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-10T17:19:11Z No. of bitstreams: 1 PF2019MatheusHenriqueSilva.pdf: 1088794 bytes, checksum: 35944c3a5375038c61679b64c2757a7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-10T17:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019MatheusHenriqueSilva.pdf: 1088794 bytes, checksum: 35944c3a5375038c61679b64c2757a7b (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgpt_BR
dc.subjectThe sun vanishedpt_BR
dc.subjectPublicidade e Propagandapt_BR
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleMind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propagandapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gusatti, Ciro Eduardo-
dc.description.resumoO estudo a seguir se trata de uma análise de conteúdo do jogo de realidade alternativa The Sun Vanished, com o objetivo de identificar e avaliar a comunicação transmídia conduzida pelo game, que não se limita apenas à conteúdo produzido por Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, mas também por seus participantes e fãs. Para a análise, foi realizada uma coleta de partes da narrativa do jogo, que foram separadas em dois episódios pelo autor desta monografia – cada um contando com diferentes aspectos relevantes à pesquisa. Levando essa amostragem como base, identificaram-se forças e oportunidades que os alternate reality games podem agregar ao mercado de publicidade e propaganda, como o engajamento com o público-alvo que é inerente da estratégia, a camuflagem que o conteúdo de ARG’s tem contra adblockers, e a possibilidade da expansão da narrativa da campanha por seu público, que pode criar conteúdos ao redor daquela diegese, por exemplo. Também realizouse uma entrevista com Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, para ter um melhor entendimento de sua visão do mercado publicitário e de como os jogos de realidade alternativa se inserem e contribuem com este. Ao fim das análises, foram criados dois vídeos que abordam os episódios construídos, estabelecendo conexões entre o conteúdo original do TSV e materiais não-oficiais gerados pelo público que acompanha a história, além de coberturas jornalísticas e mídia espontânea que o ARG gerou. Com este estudo, pôde-se notar o potencial dos jogos de realidade alternativa para construir campanhas publicitárias – não apenas pela análise mas também pelas breves citações de casos veiculados no passado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019MatheusHenriqueSilva.pdfMonografia Matheus Henrique da Silva1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.