Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mind Map Transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade e propaganda
metadata.dc.creator: Silva, Matheus Henrique da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gusatti, Ciro Eduardo
metadata.dc.description.resumo: O estudo a seguir se trata de uma análise de conteúdo do jogo de realidade alternativa The Sun Vanished, com o objetivo de identificar e avaliar a comunicação transmídia conduzida pelo game, que não se limita apenas à conteúdo produzido por Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, mas também por seus participantes e fãs. Para a análise, foi realizada uma coleta de partes da narrativa do jogo, que foram separadas em dois episódios pelo autor desta monografia – cada um contando com diferentes aspectos relevantes à pesquisa. Levando essa amostragem como base, identificaram-se forças e oportunidades que os alternate reality games podem agregar ao mercado de publicidade e propaganda, como o engajamento com o público-alvo que é inerente da estratégia, a camuflagem que o conteúdo de ARG’s tem contra adblockers, e a possibilidade da expansão da narrativa da campanha por seu público, que pode criar conteúdos ao redor daquela diegese, por exemplo. Também realizouse uma entrevista com Aidan Elliott, autor do The Sun Vanished, para ter um melhor entendimento de sua visão do mercado publicitário e de como os jogos de realidade alternativa se inserem e contribuem com este. Ao fim das análises, foram criados dois vídeos que abordam os episódios construídos, estabelecendo conexões entre o conteúdo original do TSV e materiais não-oficiais gerados pelo público que acompanha a história, além de coberturas jornalísticas e mídia espontânea que o ARG gerou. Com este estudo, pôde-se notar o potencial dos jogos de realidade alternativa para construir campanhas publicitárias – não apenas pela análise mas também pelas breves citações de casos veiculados no passado.
Palabras clave : Arg
The sun vanished
Publicidade e Propaganda
Transmídia
Storytelling
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : Silva, Matheus Henrique da. Mind Map transmídia: a narrativa do Arg the Sun Vanished e sua aplicabilidade na publicidade propaganda. 2019. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1815
Fecha de publicación : 6-dic-2019
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2019MatheusHenriqueSilva.pdfMonografia Matheus Henrique da Silva1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.