Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Taglietti, Mariana Henz | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T19:05:30Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20 | - |
dc.date.available | 2020-07-20T19:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
dc.identifier.citation | TAGLIETTI, Mariana Henz. A documentação pedagógica como estratégia para a avaliação na educação infantil. 2020. [14 f.]. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1836 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2020-07-20T19:05:30Z No. of bitstreams: 1 PF2020MarianaHenzTaglietti.pdf: 220040 bytes, checksum: 75ca5a1768b0acb039ed39788eb07a34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-20T19:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2020MarianaHenzTaglietti.pdf: 220040 bytes, checksum: 75ca5a1768b0acb039ed39788eb07a34 (MD5) Previous issue date: 2020-06-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Documentação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | A documentação pedagógica como estratégia para a avaliação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bragagnolo, Adriana | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre as potencialidades da documentação pedagógica nos processos de aprendizagem na educação infantil, considerando que, apesar de essa não ser uma inovação, ainda é pouco vivenciada e compreendida no campo educacional. Conhecendo a importância da pedagogia da escuta para a aprendizagem na educação infantil, o objeto de pesquisa se delineou como: em que medida o ato de documentar contribui para acompanhar o desenvolvimento das crianças, qualificando a avaliação e potencializando a visibilidade das mesmas. A metodologia de pesquisa, é de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico. Conclui-se que a documentação pode ser uma grande aliada para dos processos de aprendizagem e avaliação, o que pode instituir uma proposta para a educação infantil que respeita o direito das crianças de serem ouvidas e acompanhadas em seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2020MarianaHenzTaglietti.pdf | Artigo de conclusão de curso de Mariana Henz Taglietti | 214,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.