Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTaglietti, Mariana Henz-
dc.date.accessioned2020-07-20T19:05:30Z-
dc.date.available2020-07-20-
dc.date.available2020-07-20T19:05:30Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.identifier.citationTAGLIETTI, Mariana Henz. A documentação pedagógica como estratégia para a avaliação na educação infantil. 2020. [14 f.]. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1836-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2020-07-20T19:05:30Z No. of bitstreams: 1 PF2020MarianaHenzTaglietti.pdf: 220040 bytes, checksum: 75ca5a1768b0acb039ed39788eb07a34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-20T19:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2020MarianaHenzTaglietti.pdf: 220040 bytes, checksum: 75ca5a1768b0acb039ed39788eb07a34 (MD5) Previous issue date: 2020-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleA documentação pedagógica como estratégia para a avaliação na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bragagnolo, Adriana-
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre as potencialidades da documentação pedagógica nos processos de aprendizagem na educação infantil, considerando que, apesar de essa não ser uma inovação, ainda é pouco vivenciada e compreendida no campo educacional. Conhecendo a importância da pedagogia da escuta para a aprendizagem na educação infantil, o objeto de pesquisa se delineou como: em que medida o ato de documentar contribui para acompanhar o desenvolvimento das crianças, qualificando a avaliação e potencializando a visibilidade das mesmas. A metodologia de pesquisa, é de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico. Conclui-se que a documentação pode ser uma grande aliada para dos processos de aprendizagem e avaliação, o que pode instituir uma proposta para a educação infantil que respeita o direito das crianças de serem ouvidas e acompanhadas em seu desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2020MarianaHenzTaglietti.pdfArtigo de conclusão de curso de Mariana Henz Taglietti214,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.