Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1836
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A documentação pedagógica como estratégia para a avaliação na educação infantil
metadata.dc.creator: Taglietti, Mariana Henz
metadata.dc.contributor.advisor1: Bragagnolo, Adriana
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre as potencialidades da documentação pedagógica nos processos de aprendizagem na educação infantil, considerando que, apesar de essa não ser uma inovação, ainda é pouco vivenciada e compreendida no campo educacional. Conhecendo a importância da pedagogia da escuta para a aprendizagem na educação infantil, o objeto de pesquisa se delineou como: em que medida o ato de documentar contribui para acompanhar o desenvolvimento das crianças, qualificando a avaliação e potencializando a visibilidade das mesmas. A metodologia de pesquisa, é de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico. Conclui-se que a documentação pode ser uma grande aliada para dos processos de aprendizagem e avaliação, o que pode instituir uma proposta para a educação infantil que respeita o direito das crianças de serem ouvidas e acompanhadas em seu desenvolvimento.
Keywords: Pedagogia
Crianças
Educação infantil
Documentação pedagógica
Avaliação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: TAGLIETTI, Mariana Henz. A documentação pedagógica como estratégia para a avaliação na educação infantil. 2020. [14 f.]. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1836
Issue Date: 15-Jun-2020
Appears in Collections:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2020MarianaHenzTaglietti.pdfArtigo de conclusão de curso de Mariana Henz Taglietti214,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.