Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1890
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ensino e aprendizagem de língua inglesa a partir da internet: reflexões acerca do canal English in Brazil
metadata.dc.creator: Sangalli, Rosane
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Priscila Rostirola dos
metadata.dc.description.resumo: O ensino de línguas, a partir de contextos virtuais de aprendizagem, é uma temática bastante discutida na contemporaneidade por muitos pesquisadores e professores que investigam meios de conciliar tecnologia e ensino ao aprender uma língua estrangeira. De maneira geral, a utilização de tecnologias no ensino de línguas tem alcançado seu espaço no setor educacional, pois, com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, o conhecimento está cada vez mais acessível no mundo digital. Em vista disso, torna-se relevante pesquisar o uso da tecnologia para a educação, tendo um olhar atento às diferentes formas de aprendizagem que a comunidade virtual nos oferece. Este estudo está ancorado na teoria sociocultural do psicólogo russo Lev Semyonovich Vygotsky, Parâmetros Curriculares Nacionais e de estudiosos na área de ensino de línguas, tratando de conceitos importantes que norteiam o ensino e a aprendizagem. Como conduta metodológica, o estudo busca pesquisar o canal educacional do YouTube English in Brazil, da professora Carina Fragozo, a partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um questionário online aplicado com seus seguidores, a fim de refletir teoricamente como ocorre o processo de ensino e aprendizagem, de forma motivadora, por meio da internet. Assim, foi possível, por meio deste estudo, verificar que a internet auxilia no processo de construção do conhecimento, fazendo com que, de forma interativa, os aprendizes alcancem seus objetivos na língua inglesa.
Resumen : The teaching of languages, from virtual learning contexts, is a very discussed topic in contemporary times by many researchers and teachers who investigate ways to reconcile technology and teaching when learning a foreign language. In general, the use of technologies in language teaching has reached its space in the educational sector, because of the advancement of information and communication technologies, the knowledge is increasingly accessible in the digital world. In view of this, it becomes relevant to research the use of technology for education, analysing the different kinds of learning the virtual community offers us. This study is anchored in the sociocultural theory of the Russian psychologist Lev Semyonovich Vygotsky, Parâmetros Curriculares Nacionais and specialists from the language teaching area, dealing with important concepts which guide the teaching and learning process. As a methodological approach, the study seeks to research the YouTube educative channel, called English in Brazil, by the teacher Carina Fragozo, based on a quantitative and qualitative research, through an online questionnaire applied with her followers, in order to, theoretically, reflect how the process of teaching and learning, in a motivating way, through the internet occurs. Therefore, it was possible, through this study, to verify that the Internet helps in the process of knowledge construction, causing the learners to reach their goals in English language in an interactive way.
Palabras clave : Letras
Ensino
Aprendizagem
Teoria Sociocultural
Internet
Língua inglesa
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : SANGALLI, Rosane. Ensino e aprendizagem de língua inglesa a partir da internet: reflexões acerca do canal English in Brazil. 2019. 57 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1890
Fecha de publicación : 29-jun-2019
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2019RosaneSangalli.pdfMonografia Rosane Sangalli939,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.