Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Maiara Gabriela Graeff de-
dc.date.accessioned2021-01-19T18:29:39Z-
dc.date.available2021-01-19-
dc.date.available2021-01-19T18:29:39Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.citationPAULA, Maiara Gabriela Graeff de. A natureza como ensino-aprendizagem: oportunidades para a infância. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1927-
dc.description.abstractThis article, required for the conclusion of the Pedagogy Course, from the University of Passo Fundo, presents a study related to nature as part of the teaching-learning process and as a source of opportunities for childhood. We sought to understand the repercussions of contact with the environment, when used as educational space, for an investigative development of children in early childhood education. Still, points considerations about a healthier, more playful and effective childhood, about the planning process elaborated by the teacher, which must be done in order to make different experiences possible for individuals, who go to the meeting the real objectives of this teaching modality. This work has a bibliographic nature and was elaboratet before theories and research, addressing different theorists, such as: Louv (2016), Meirelles et al. (2017), Gazola and Mascioli (2019), and Hungary (2016). Thus, this investigation allowed different views and appropriations to the study done, taking into account some reflections already raised, in academic environments, around this thematic. Thus, it was emphasized that it is essential to think about early childhood education and connect it to the environment that most educates and teaches, providing a more positive and pleasant childhood in this teaching stage.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-01-19T18:29:39Z No. of bitstreams: 1 PF2020Maiara Gabriela Graeff de Paula.pdf: 233103 bytes, checksum: c77f55a2e56eb84d4f0df6ae8896e122 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-19T18:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2020Maiara Gabriela Graeff de Paula.pdf: 233103 bytes, checksum: c77f55a2e56eb84d4f0df6ae8896e122 (MD5) Previous issue date: 2020-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA natureza como ensino-aprendizagem: oportunidades para a infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Foschiera, Elisabeth Maria-
dc.description.resumoO presente artigo, requisitado para a conclusão do Curso de Pedagogia, da Universidade de Passo Fundo, apresenta um estudo referente à natureza como parte do processo de ensino-aprendizagem e como fonte de oportunidades para a infância. Buscou-se compreender as repercussões do contato com o meio ambiente, quando utilizado como espaço educacional, para um desenvolvimento investigativo das crianças da educação infantil. Ainda, aponta considerações acerca de uma infância mais saudável, lúdica e eficaz, sobre o processo de planejamento elaborado pelo professor, o qual deve ser feito de modo a possibilitar vivências diferenciadas aos indivíduos, que vão ao encontro dos objetivos reais dessa modalidade de ensino. Este trabalho possui cunho bibliográfico e foi elaborado perante teorias e pesquisas, abordando diferentes teóricos, como: Louv (2016), Meirelles et al. (2017), Gazola e Mascioli (2019), e Hungria (2016). Dessa forma, essa investigação possibilitou diferentes olhares e apropriações ao estudo feito, levando em conta algumas reflexões já levantadas, em ambientes acadêmicos, em torno dessa temática. Assim, destacou-se que é imprescindível pensar na educação infantil e a interligar ao ambiente que mais educa e ensina, fornecendo uma infância mais positiva e prazerosa nessa etapa de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2020Maiara Gabriela Graeff de Paula.pdfArtigo de conclusão de curso de Maiara Gabriela Graeff de Paula227,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.