Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1927
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A natureza como ensino-aprendizagem: oportunidades para a infância
metadata.dc.creator: Paula, Maiara Gabriela Graeff de
metadata.dc.contributor.advisor1: Foschiera, Elisabeth Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo, requisitado para a conclusão do Curso de Pedagogia, da Universidade de Passo Fundo, apresenta um estudo referente à natureza como parte do processo de ensino-aprendizagem e como fonte de oportunidades para a infância. Buscou-se compreender as repercussões do contato com o meio ambiente, quando utilizado como espaço educacional, para um desenvolvimento investigativo das crianças da educação infantil. Ainda, aponta considerações acerca de uma infância mais saudável, lúdica e eficaz, sobre o processo de planejamento elaborado pelo professor, o qual deve ser feito de modo a possibilitar vivências diferenciadas aos indivíduos, que vão ao encontro dos objetivos reais dessa modalidade de ensino. Este trabalho possui cunho bibliográfico e foi elaborado perante teorias e pesquisas, abordando diferentes teóricos, como: Louv (2016), Meirelles et al. (2017), Gazola e Mascioli (2019), e Hungria (2016). Dessa forma, essa investigação possibilitou diferentes olhares e apropriações ao estudo feito, levando em conta algumas reflexões já levantadas, em ambientes acadêmicos, em torno dessa temática. Assim, destacou-se que é imprescindível pensar na educação infantil e a interligar ao ambiente que mais educa e ensina, fornecendo uma infância mais positiva e prazerosa nessa etapa de ensino.
Abstract: This article, required for the conclusion of the Pedagogy Course, from the University of Passo Fundo, presents a study related to nature as part of the teaching-learning process and as a source of opportunities for childhood. We sought to understand the repercussions of contact with the environment, when used as educational space, for an investigative development of children in early childhood education. Still, points considerations about a healthier, more playful and effective childhood, about the planning process elaborated by the teacher, which must be done in order to make different experiences possible for individuals, who go to the meeting the real objectives of this teaching modality. This work has a bibliographic nature and was elaboratet before theories and research, addressing different theorists, such as: Louv (2016), Meirelles et al. (2017), Gazola and Mascioli (2019), and Hungary (2016). Thus, this investigation allowed different views and appropriations to the study done, taking into account some reflections already raised, in academic environments, around this thematic. Thus, it was emphasized that it is essential to think about early childhood education and connect it to the environment that most educates and teaches, providing a more positive and pleasant childhood in this teaching stage.
Keywords: Pedagogia
Protagonismo
Educação ambiental
Natureza
Desenvolvimento
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: PAULA, Maiara Gabriela Graeff de. A natureza como ensino-aprendizagem: oportunidades para a infância. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1927
Issue Date: 12-Nov-2020
Appears in Collections:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2020Maiara Gabriela Graeff de Paula.pdfArtigo de conclusão de curso de Maiara Gabriela Graeff de Paula227,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.