Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andres, Paulo Jardel de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T19:33:59Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19 | - |
dc.date.available | 2021-01-19T19:33:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.citation | ANDRES, Paulo Jardel de Moraes . A contribuição da música para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1930 | - |
dc.description.abstract | This article is the result of a theoretical reflection on the use of music in education since its inception. beginnings, historically rescuing its appearance and inclusion in the school environment. It also shows the relevance of the insertion of this fundamental curricular component with the other disciplines, as well as the their need in the development of children, as an integral part of popular culture and as knowledge to be worked on in the school context. The music shows that it's not just a combination of sounds and phonemes, but also a valuable resource that can make a difference in schools, because it awakens the individual for a satisfying and pleasurable world for both mind and body, which facilitates learning, development and also the student's sociability. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-01-19T19:33:59Z No. of bitstreams: 1 PF2020Paulo Jardel de Moraes Andres.pdf: 118086 bytes, checksum: 0e2688c0f0950babb58f2bb2581bb85d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-19T19:33:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2020Paulo Jardel de Moraes Andres.pdf: 118086 bytes, checksum: 0e2688c0f0950babb58f2bb2581bb85d (MD5) Previous issue date: 2020-11-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A contribuição da música para o desenvolvimento e aprendizagem da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Foschiera, Elisabeth Maria | - |
dc.description.resumo | O presente artigo é o resultado de uma reflexão teórica sobre a utilização da música na educação desde seus primórdios, resgatando historicamente seu aparecimento e a sua inclusão no âmbito escolar. Mostra, ainda, a relevância da inserção desse fundamental componente curricular junto com as demais disciplinas, bem como a sua necessidade no desenvolvimento das crianças, como parte integrante da cultura popular e como conhecimento a ser trabalhado no contexto escolar. A música mostra que não é somente uma junção de sons e fonemas, mas também um valioso recurso que pode fazer a diferença nas escolas, pois, desperta o indivíduo para um mundo satisfatório e prazeroso tanto para a mente quanto para o corpo, que facilita a aprendizagem, o desenvolvimento e também a sociabilidade do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2020Paulo Jardel de Moraes Andres.pdf | Artigo de conclusão de curso de Paulo Jardel de Moraes Andres | 115,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.