Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Muniz, Alana | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T19:18:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31 | - |
dc.date.available | 2021-03-31T19:18:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Alana. Indisciplina na educação infantil: ampliando o olhar. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1931 | - |
dc.description.abstract | This article proposes to address the theme of indiscipline in school spaces, more specifically in early childhood education, through bibliographic review, trying to understand what are the assumptions that give support for teachers' interpretations of children's behavior in the school environment, which makes characterized as indiscipline, as well as how moral development and children's autonomy by promoting the protagonism of students in the classroom strengthened by didactic-pedagogical planning structured in work projects. Supported in a perspective of constitution of the subjects through their participation in the combinations that must attend, the author seeks to present methodological possibilities of teaching that can contribute to the development of children protagonists and caregivers of their own actions. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T19:18:38Z No. of bitstreams: 1 SOL2021Alana Muniz.pdf: 65306 bytes, checksum: e60e416d0819b8ebb5dd9721d1b15e7e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-31T19:18:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2021Alana Muniz.pdf: 65306 bytes, checksum: e60e416d0819b8ebb5dd9721d1b15e7e (MD5) Previous issue date: 2020-11-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Participativa | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na educação infantil: ampliando o olhar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scartazzini, Silvia Maria | - |
dc.description.resumo | O presente artigo se propõe abordar a temática da indisciplina em espaços escolares, mais especificamente na educação infantil, através de revisão bibliográfica, procurando compreender quais são os pressupostos que dão suporte para as interpretação dos docentes aos comportamentos infantis no ambiente escolar, que faz com que sejam caracterizados como indisciplina, ainda, como pode ser potencializado o desenvolvimento moral e a autonomia das crianças através da promoção do protagonismo dos educandos em sala de aula fortalecido pelo planejamento didático-pedagógico estruturado em projetos de trabalho. Com suporte em uma perspectiva de constituição dos sujeitos através da sua participação nos combinados que deve atender, a autora busca apresentar possibilidades metodológicas de atuação docente que possam contribuir como desenvolvimento de crianças protagonistas e cuidadoras de suas próprias ações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOL2021Alana Muniz.pdf | Artigo de conclusão de curso de Alana Muniz | 63,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.