Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1931
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Indisciplina na educação infantil: ampliando o olhar
metadata.dc.creator: Muniz, Alana
metadata.dc.contributor.advisor1: Scartazzini, Silvia Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo se propõe abordar a temática da indisciplina em espaços escolares, mais especificamente na educação infantil, através de revisão bibliográfica, procurando compreender quais são os pressupostos que dão suporte para as interpretação dos docentes aos comportamentos infantis no ambiente escolar, que faz com que sejam caracterizados como indisciplina, ainda, como pode ser potencializado o desenvolvimento moral e a autonomia das crianças através da promoção do protagonismo dos educandos em sala de aula fortalecido pelo planejamento didático-pedagógico estruturado em projetos de trabalho. Com suporte em uma perspectiva de constituição dos sujeitos através da sua participação nos combinados que deve atender, a autora busca apresentar possibilidades metodológicas de atuação docente que possam contribuir como desenvolvimento de crianças protagonistas e cuidadoras de suas próprias ações.
Resumen : This article proposes to address the theme of indiscipline in school spaces, more specifically in early childhood education, through bibliographic review, trying to understand what are the assumptions that give support for teachers' interpretations of children's behavior in the school environment, which makes characterized as indiscipline, as well as how moral development and children's autonomy by promoting the protagonism of students in the classroom strengthened by didactic-pedagogical planning structured in work projects. Supported in a perspective of constitution of the subjects through their participation in the combinations that must attend, the author seeks to present methodological possibilities of teaching that can contribute to the development of children protagonists and caregivers of their own actions.
Palabras clave : Pedagogia
Educação infantil
Indisciplina
Moral
Pedagogia Participativa
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citación : MUNIZ, Alana. Indisciplina na educação infantil: ampliando o olhar. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1931
Fecha de publicación : 13-nov-2020
Aparece en las colecciones: FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOL2021Alana Muniz.pdfArtigo de conclusão de curso de Alana Muniz63,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.