Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Marta da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T21:28:56Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31 | - |
dc.date.available | 2021-03-31T21:28:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T21:28:56Z No. of bitstreams: 1 SOL2021Marta da Silva Andrade.pdf: 71826 bytes, checksum: 375cafb5c32bbb8ce2cac90a638cf6fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-31T21:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2021Marta da Silva Andrade.pdf: 71826 bytes, checksum: 375cafb5c32bbb8ce2cac90a638cf6fc (MD5) Previous issue date: 2020-11-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.title | Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Darienzo, Maria Augusta | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura que auxiliam na promoção da formação do leitor contemporâneo nos anos iniciais do ensino fundamental e que tornem esse processo prazeroso, divertido e engajador de novas leituras. Possui abordagem qualitativa e é caracterizado pelo método de pesquisa bibliográfica. Para fundamentar as discussões acerca do processo de formação do leitor contemporâneo, da descrição e apresentação dos tipos de leitores e suas respectivas práticas leitoras e das estratégias de leitura que auxiliam na formação do leitor contemporâneo, foram utilizados os estudos de Lajolo (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). Como consideração final tem-se que o educador deve considerar os tipos de leitores, as diversas formas de ler existentes, as ferramentas que possui e as características da turma que está em processo de formação, para então utilizar de diferentes estratégias, para que lhe auxilie na formação do leitor contemporâneo de forma prazerosa, lúdica e envolvente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOL2021Marta da Silva Andrade.pdf | Artigo de conclusão de curso de Marta da Silva Andrade | 70,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.