Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Marta da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-31T21:28:56Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2021-03-31T21:28:56Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934-
dc.description.abstractThe present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T21:28:56Z No. of bitstreams: 1 SOL2021Marta da Silva Andrade.pdf: 71826 bytes, checksum: 375cafb5c32bbb8ce2cac90a638cf6fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-31T21:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2021Marta da Silva Andrade.pdf: 71826 bytes, checksum: 375cafb5c32bbb8ce2cac90a638cf6fc (MD5) Previous issue date: 2020-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.titleFormação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Darienzo, Maria Augusta-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura que auxiliam na promoção da formação do leitor contemporâneo nos anos iniciais do ensino fundamental e que tornem esse processo prazeroso, divertido e engajador de novas leituras. Possui abordagem qualitativa e é caracterizado pelo método de pesquisa bibliográfica. Para fundamentar as discussões acerca do processo de formação do leitor contemporâneo, da descrição e apresentação dos tipos de leitores e suas respectivas práticas leitoras e das estratégias de leitura que auxiliam na formação do leitor contemporâneo, foram utilizados os estudos de Lajolo (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). Como consideração final tem-se que o educador deve considerar os tipos de leitores, as diversas formas de ler existentes, as ferramentas que possui e as características da turma que está em processo de formação, para então utilizar de diferentes estratégias, para que lhe auxilie na formação do leitor contemporâneo de forma prazerosa, lúdica e envolvente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOL2021Marta da Silva Andrade.pdfArtigo de conclusão de curso de Marta da Silva Andrade70,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.