Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Andrade, Marta da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Darienzo, Maria Augusta
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura que auxiliam na promoção da formação do leitor contemporâneo nos anos iniciais do ensino fundamental e que tornem esse processo prazeroso, divertido e engajador de novas leituras. Possui abordagem qualitativa e é caracterizado pelo método de pesquisa bibliográfica. Para fundamentar as discussões acerca do processo de formação do leitor contemporâneo, da descrição e apresentação dos tipos de leitores e suas respectivas práticas leitoras e das estratégias de leitura que auxiliam na formação do leitor contemporâneo, foram utilizados os estudos de Lajolo (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). Como consideração final tem-se que o educador deve considerar os tipos de leitores, as diversas formas de ler existentes, as ferramentas que possui e as características da turma que está em processo de formação, para então utilizar de diferentes estratégias, para que lhe auxilie na formação do leitor contemporâneo de forma prazerosa, lúdica e envolvente.
Abstract: The present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way.
Keywords: Pedagogia
Leitura literária
Formação do leitor
Estratégias de leitura
Anos iniciais
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: ANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
Issue Date: 13-Nov-2020
Appears in Collections:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2021Marta da Silva Andrade.pdfArtigo de conclusão de curso de Marta da Silva Andrade70,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.