Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Larissa Hortência Moreira da-
dc.date.accessioned2021-03-31T21:54:30Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2021-03-31T21:54:30Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Hortência Moreira da. Feminismo e educação: desafios da Pedagogia na construção de uma formação mais equânime. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1936-
dc.description.abstractFeminism is a social movement that seeks women's rights and empowerment. The fight for women's freedom began in the 19th century and since then, many achievements have been achieved. Even so, women face prejudice on a daily basis, as they live in a predominantly macho society. Given the importance of this movement, in we ask: is feminism a topic that should be addressed at school? How does this Does the discussion contribute to the formation of the subjects? This article aims to problematize the issue of feminism as a theme of training in the school context, seeking to understand the meaning of feminism, contextualize its history and problematize the discourse and practices about feminism that should be developed in schools. It is bibliographic research that analyzes the importance of feminism in the school curriculum, pointing out possible pedagogical propositions that the literature presents for the realization of education for the dignification of women and the realization of feminist education in the school context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-03-31T21:54:30Z No. of bitstreams: 1 PF2021Larissa Hortencia Moreira da Silva.pdf: 90254 bytes, checksum: 0aec2d0ef6fa1de24a698d909939cbba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-31T21:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Larissa Hortencia Moreira da Silva.pdf: 90254 bytes, checksum: 0aec2d0ef6fa1de24a698d909939cbba (MD5) Previous issue date: 2020-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.titleFeminismo e educação: desafios da Pedagogia na construção de uma formação mais equânimept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.description.resumoFeminismo é um movimento social que busca o direito e o empoderamento feminino. A luta pela liberdade feminina iniciou no século 19 e, desde então, muitas conquistas foram obtidas. Mesmo assim, as mulheres enfrentam o preconceito diariamente, pois vivem em uma sociedade predominantemente machista. Diante da importância desse movimento, nos perguntamos: o feminismo é um tema que deve ser abordado na escola? De que forma essa discussão contribui na formação dos sujeitos? O presente artigo tem como objetivo problematizar a questão do feminismo como tema de formação no contexto escolar, buscando compreender o significado do feminismo, contextualizar a sua história e problematizar o discurso e as práticas acerca do feminismo que cabe ser desenvolvido nas escolas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa a importância do feminismo no currículo escolar, apontando possíveis proposições pedagógicas que a literatura apresenta para a efetivação de uma educação de dignificação da mulher e a realização de uma educação feminista no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2021Larissa Hortencia Moreira da Silva.pdfArtigo de conclusão de curso de Larissa Hortencia Moreira da Silva88,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.